Notícia
CaixaBank estima conclusão da oferta sobre BPI no segundo trimestre
O CaixaBank acredita que a oferta sobre o BPI poderá estar terminada no segundo trimestre de 2015.
Em comunicado, o banco espanhol avança o segundo trimestre como data provável para a conclusão da oferta sobre o Banco BPI.
"Estima-se que a oferta, que será registada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) assim que se recebam as aprovações regulatórias pertinentes, se completará durante o segundo trimestre de 2015", diz o CaixaBank em comunicado divulgado esta terça-feira, 17 de Fevereiro, depois de divulgado o anúncio preliminar da oferta, na qual oferece 1,329 euros por cada acção do BPI.
O CaixaBank faz depender o sucesso da oferta da obtenção de mais de 50% do capital. Actualmente o banco espanhol detém 44,1%, mas só pode votar com 20%, que é o limite estabelecido estaturariamente. Essa limitação terá também de ser levantada em assembleia-geral, mas carece da aprovação de 75% do capital presente.
O banco espanhol diz haver assimetria entra a sua posição económica (44,1%) e a representação em conselho de administração. O CaixaBank não pode designar mais do que os actuais quatro membros do Conselho de Administração.