Notícia
CMVM suspende negociação de acções do BPI
A CMVM suspendeu a negociação das acções do BPI em bolsa, depois de o espanhol CaixaBank ter lançado uma OPA sobre o banco português. A suspensão tem como objectivo "permitir aos investidores a análise do comunicado divulgado ao mercado".
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu a negociação das acções do BPI em bolsa, depois de o CaixaBank ter anunciado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a instituição liderada por Fernando Ulrich.
"O Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deliberou a suspensão da negociação das acções do Banco BPI, de modo a permitir aos investidores a análise do comunicado divulgado ao mercado sobre a sociedade emitente", refere o comunicado do regulador, emitido esta terça-feira, 17 de Fevereiro.
O anúncio preliminar da OPA do CaixaBank sobre o BPI foi comunicado esta manhã às seis horas (em Lisboa). O banco espanhol dispõe-se a pagar mais de mil milhões de euros para ficar com a totalidade do capital da instituição liderada por Fernando Ulrich.
Embora a OPA seja sobre a totalidade do capital, o CaixaBank estabelece como condição de eficácia da OPA a obtenção de mais de 50% do BPI. O que significa que o banco espanhol pretende adquirir mais de 5,9% das acções nesta oferta, "de modo que, somado às acções da sociedade visada detidas pelo oferente na presente data, o oferente seja titular de acções representativas de mais de 50% (cinquenta por cento) do capital social da sociedade visada, após a liquidação da oferta", lê-se no anúncio preliminar divulgado esta terça-feira, 17 de Fevereiro.
A oferta fica ainda dependente da mudança estatutária do BPI para que sejam eliminadas as limitações de direitos de votos. O BPI tem uma limitação de votos a 20% do capital.
A OPA do CaixaBank sobre o BPI foi avançada ontem à noite pelo jornal espanhol El País. As acções do banco liderado por Fernando Ulrich encerraram a sessão desta segunda-feira, 16 de Fevereiro, com uma valorização de 3,37% para 1,043 euros.