Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BdP espera ofertas vinculativas pelo Novo Banco no segundo trimestre de 2015

"Temos indicações de que há interessados" em comprar o Novo Banco, disse aos deputados o governador do Banco de Portugal. E já se fala em "desconto" nessa venda.

A carregar o vídeo ...
17 de Novembro de 2014 às 15:35
  • 21
  • ...

O Banco de Portugal espera ofertas vinculativas pelo Novo Banco por volta de Maio. Mas já admite "desconto" na venda, ou seja, deverão existir perdas para o banco - as ofertas deverão ser abaixo dos 4,9 mil milhões de euros de capitalização.

 

"Espera-se ofertas indicativas no início do ano e ofertas vinculativas a meio do segundo trimestre do próximo ano", admitiu Carlos Costa na audição de 17 de Novembro da comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do GES. O governador tem a "indicação de que há interessados".  

 

Em Portugal, tanto o Santander Totta como o BPI já anunciaram que estão a analisar e a estudar uma eventual aquisição. Mas esperam ainda que haja um balanço inicial, que está à espera do aval do Banco Central Europeu.

 

Carlos Costa defende que se o Novo Banco encontrar um interessado "que ofereça um valor com desconto pequeno" ter-se-á "passado ao lado da tempestade".

 

O Novo Banco recebeu uma injecção do fundo de resolução da banca de 4,9 mil milhões de euros, 3,9 mil milhões com recurso à linha de capitalização da troika e cerca de mil milhões com contributo do sector financeiro. Qualquer venda abaixo deste valor terá de ser enfrentada pela banca, sendo que a CGD e o BCP são aqueles que poderão ter de enfrentar maiores perdas dado que são os que mais contribuem para o fundo de resolução.

Ver comentários
Saber mais Banco de Portugal Novo Banco Carlos Costa BES Banco Central Europeu Comissão de Inquérito ao BES
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio