Notícia
Banif contribuiu com 3 milhões para lucro do Santander Totta
Um milhão por mês. É este o contributo dado pelas operações do Banif nas contas do Santander Totta nos primeiros três meses do ano.
O Banif teve um impacto de 3 milhões de euros nos lucros trimestrais do Santander Totta. É o que António Vieira Monteiro chama de "impacto marginal".
Segundo o presidente executivo do banco de direito português mas de capitais espanhóis, o Banif, adquirido a 20 de Dezembro de 2015, deu um contributo de 1 milhão de euros por mês para os resultados do Santander.
Ao todo, o Santander Totta teve um lucro de 114,5 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, um crescimento face aos 53,8 milhões de euros. A ajudar a estes lucros esteve a venda de dívida pública e os resultados recorrentes.
Segundo António Preto, o administrador com o pelouro financeiro no banco, o Banif teve um impacto positivo no balanço (expandiu a carteira de crédito e o portefólio de depósitos) e no produto bancário. "Mas este é quase anulado pelo impacto negativo da aquisição".
Entre outros aspectos, o impacto negativo prende-se com os custos, que subiram com a passagem dos 1.100 trabalhadores (todos alvo do aumento salarial que estava já definido para os funcionários do Totta) e dos 150 balcões.
Com a estabilização da operação de compra, o contributo dado pelo banco para os resultados será diferente.
O Santander Totta comprou por 150 milhões de euros o Banif no âmbito da aplicação de uma medida de resolução.
Já o rácio do melhor capital do Santander caiu e, de acordo com o presidente executivo da instituição financeira, deveu-se à aquisição do Banif. O CET 1, rácio de referência, passou de 15,4% para 15% de Março para 2015 para Março de 2016.
As contas do Santander Totta diferem dos resultados, apresentados no ano passado, da operação portuguesa do Santander (há activos e formas de contabilização distintos).