Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco do GES no Panamá envolvido nas operações "complexas" do BES

O presidente da KPMG Portugal indicou que o ES Bank Panamá adquiriu ou intermediou títulos de dívida emitidos pelo BES que trouxeram perdas para o banco. Mas as mais-valias não ficaram nessa instituição do Panamá.

Bruno Simão/Negócios
02 de Dezembro de 2014 às 17:41
  • 1
  • ...

O banco do Grupo Espírito Santo no Panamá, o ES Bank, comprou ou intermediou obrigações emitidas pelo Banco Espírito Santo. Mas não ficou com elas. Nem ficou com as mais-valias que poderia obter, na ordem dos 700 milhões de euros, disse o presidente da KPMG Portugal, Sikander Sattar.

 

No âmbito do trabalho de análise das contas do primeiro semestre de 2014 do BES, a KPMG verificou que as obrigações do BES foram adquiridas ou intermediadas pelo ES Bank Panamá "poucos dias após a sua emissão", com "mais-valias significativas que poderiam ter sido apropriadas pelo ES Bank Panamá num total superior a 700 milhões de euros".

 

A KPMG solicitou informação ao Espírito Santo Financial Group, que detinha a participação na ES Bank Panamá, para saber o que tinha sido feito a essas mais-valias. E a informação que recebeu foi a "confirmação de que as referidas mais-valias não foram registadas nas respectivas contas. Não foram apropriadas pelo ES Bank Panamá", contou Sattar aos deputados na comissão de inquérito à gestão do BES e do GES. 

 

O BES vendeu obrigações a que se comprometeu recomprar – o que seria feito com perdas para o banco – e com mais-valias para contrapartes, que não foram identificadas. A exposição detalhada da situação envolvendo o Panamá só foi comunicada pela KPMG a 25 de Julho, a dias da apresentação das contas semestrais, a 30 de Julho.

 

O BES apresentou prejuízos de 3.577 milhões de euros relativos aos primeiros seis meses do ano a 30 de Julho. A 3 de Agosto foi alvo de uma medida de resolução que ditou o seu fim enquanto banco e a criação do Novo Banco. 

Ver comentários
Saber mais Grupo Espírito Santo ES Bank Sikander Sattar BES KPMG banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio