Notícia
António Costa: "Depois do problema financeiro resolvido, temos apoio do La Caixa à coesão social"
O primeiro ministro deu as boas-vindas à Fundação La Caixa em Portugal na língua do novo dono do BPI: "Bienvenida". E recordou o apoio do Governo à OPA do CaixaBank.
"Bienvenida, Fundação La Caixa", afirmou António Costa num castelhano irrepreensível para agradecer a aposta da instituição, que é o principal accionista do CaixaBank, novo dono do BPI, em Portugal.
O primeiro-ministro não deixou de recordar o apoio que o seu governo deu à OPA do grupo catalão sobre o BPI, mas sem falar nas diligências que fez junto de Isabel dos Santos para convencer a empresária angolana a fechar acordo com o CaixaBank. Costa também não referiu o facto de ter aprovado uma lei que garantiu o fim do limite de votos no banco de Fernando Ulrich e que era imprescindível ao sucesso da OPA.
Para o primeiro-ministro, a Fundação La Caixa deve ser saudada "pela confiança que mostrou na economia portuguesa ao ter feito um investimento tão importante no BPI". Mas também pelo facto de, "ultrapassado o impasse accionista e dotado o banco de capital, o seu compromisso com o país não se ter limitado ao sector financeiro, trazendo a fundação para Portugal".
António Costa considera que o compromisso de investir 50 milhões de euros por ano é um "objectivo ambicioso". "É um esforço muito grande que vai ter um impacto enorme nos programas sociais no nosso país.
(Notícia actualizada às 17:51 com mais informação)