Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Toyota vai pagar 29 milhões para resolver queixas por ocultar defeito nos seus carros nos EUA

A Toyota pagará 29 milhões de dólares (21,7 milhões de euros) para resolver as queixas apresentadas nos Estados Unidos devido à intenção da companhia ocultar o seu conhecimento de casos de acelerações involuntárias nos seus veículos.

15 de Fevereiro de 2013 às 07:17
  • 1
  • ...

As queixas foram apresentadas pelos Procurados de 29 estados do país. 

 

O acordo, em que a Toyota não admite ou aceita responsabilidade, assinala que o fabricante japonês terá de pagar cinco milhões de dólares (3,7 milhões de euros) aos proprietários dos veículos afectados pelos custos que tiveram que suportar.

 

Outra cláusula assinala que a Toyota não poderá publicitar a suposta segurança dos seus veículos sem dados sólidos que confirmem as suas afirmações.

 

As queixas judiciais começaram em 2010 depois de condutores norte-americanos terem denunciado que os seus veículos sofriam acelerações involuntárias que nalguns casos resultaram em acidentes.

 

O problema foi posteriormente identificado como fruto de um desenho de algumas peças que prendiam o pedal do acelerador.

 

Numa investigação realizada pelas autoridades norte-americanas foi concluído que a empresa japonesa tinha conhecimento do defeito, mas não o comunicou de forma apropriada.

 

Em Dezembro, a Toyota tinha chegado a outro acordo extrajudicial pagando uma soma entre os 1.100 e os 1.400 milhões de dólares (entre 823,7 e 1.048,3 milhões de dólares) para resolver queixas civis apresentadas por centenas de proprietários de veículos da marca e pagou uma multa recorde de 70 milhões de dólares (52,4 milhões de euros) por não realizar a tempo a denominada revisão para solucionar o problema.

Ver comentários
Saber mais Toyota automóvel recolha de veículos EUA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio