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Toyota chama à revisão 2.465 viaturas em Portugal devido a defeito no airbag
A Toyota Caetano Portugal vai chamar à revisão mais 2.465 veículos das marcas Yaris, Corolla e Avensis devido a um defeito detectado no sistema de 'airbag', disse à agência Lusa fonte oficial da empresa.
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Segundo o relações públicas da Toyota Caetano Portugal, António Costa, trata-se de uma "actualização" da "campanha de serviço técnica" iniciada já em Abril de 2013 e decidida agora após "informação do fornecedor de um novo número de série" afectado que "obrigou a abranger mais veículos".
Globalmente, o construtor automóvel japonês Toyota anunciou hoje que pretende rever 2,27 milhões de veículos em todo o mundo (650 mil no Japão e 1,62 milhões no estrangeiro) devido a um defeito no sistema de 'airbag' do passageiro passível de originar um incêndio.
Em declarações à agência Lusa, fonte oficial da Toyota Caetano Portugal salientou que esta é uma "actualização" da chamada efectuada em Abril do ano passado, altura em que foi detectado o defeito, e que alarga o número de viaturas abrangidas.
No âmbito deste defeito, estão actualmente por intervencionar em Portugal 12.521 unidades, do total de 14.465 abrangidas desde a chamada inicial de Abril passado.
Em causa estão os modelos Yaris, Corolla e Avensis produzidos entre Novembro de 2000 e Novembro de 2004, quando até agora apenas estavam a ser chamadas as viaturas produzidas de Novembro de 2000 a Março de 2004.
Apesar de se tratar de viaturas em circulação já há 10 a 14 anos, António Costa garante que, em Portugal, nunca foi registado nenhum problema com o 'airbag'.
"Esta campanha de serviço é meramente preventiva e reflecte a preocupação da Toyota na satisfação dos clientes e na salvaguarda da qualidade", sustentou.
Segundo adiantou à Lusa, "dentro dos próximos dias" a Toyota Caetano Portugal vai "contactar directamente os clientes de viaturas envolvidas para que se desloquem à rede oficial de concessionários Toyota", durando o tempo de intervenção "cerca de uma a duas horas e meia, dependendo do modelo" e não estando em causa qualquer custo para o cliente.
Conforme explicou, "esta campanha intervenciona o elemento responsável pelo enchimento do 'airbag' do passageiro -- que é do tipo 'efervescente' -- o qual pode conter alguma humidade ou carecer da compressão necessária, decorrente do seu fabrico".
"Esta situação pode fazer com que o enchimento do 'airbag' não corresponda às características pré-definidas pelo construtor, salientando-se, contudo, que este continua em funcionamento no caso de embate", destacou.
Num comunicado enviado ao Ministério dos Transportes do Japão e hoje noticiado pela agência AFP, a Toyota refere que o defeito detectado no sistema de 'airbag' é passível de originar um incêndio, sendo que um porta-voz da empresa, em Tóquio, disse ter sido recebida uma queixa por parte de um cliente no Japão, dando conta de que o banco do passageiro da sua viatura ardeu parcialmente devido a essa falha.
Esta chamada à revisão acontece depois de, no início de Abril, a Toyota ter anunciado a recolha de 6,39 milhões de viaturas devido a uma série de problemas, incluindo um defeito no banco do condutor e uma falha no motor, figurando com mais um golpe na reputação do construtor japonês, cuja qualidade e segurança têm sido colocadas em causa nos últimos anos na sequência da descoberta de defeitos que têm conduzido às recolhas massivas dos automóveis da marca em todo o mundo.