Notícia
Tesla sobe preços do Model 3 e Model Y nos EUA e China
A fabricante automóvel aumentou quarta-feira os preços dos seus dois modelos mais baratos - o Model 3 e o Model Y - nos EUA e para algumas versões destes dois modelos no mercado chinês.
A Tesla aumentou quarta-feira os preços no mercado norte-americano do Model Y e do Model 3 Long Range em mil dólares, segundo informações disponibilizadas no site da empresa. Adicionalmente, algumas versões do Model 3 e do Model Y fabricadas na China também sofreram aumentos no mercado chinês, na ordem dos 10 mil yuan (cerca de 1.580 dólares).
A empresa liderada por Elon Musk aumentou os preços das versões mais baratas dos Model 3 e Model Y cerca de uma dúzia de vezes no ano passado nos EUA, assinala a Reuters.
Face a janeiro de 2021, o preço no mercado norte-americano do Model Y Long Range subiu 20%, enquanto o Model 3 Long Range viu o preço aumentar 10,6% no mesmo período.
Estas subidas ocorrem numa altura em que os preços das matérias-primas tem vindo a escalar, uma tendência agravada com a invasão da Ucrânia pela rússia.
Entre as matérias-primas que mais impacto têm nos custos de produção da Tesla incluem-se o níquel e o lítio.
Esta escalada nestes materiais levaram mesmo a uma inversão temporária da tendência de redução dos custos das baterias - a componente mais cara dos veículos elétricos - prejudicando a adoção mais alargada destes veículos, refere Gregory Miller, analista da Benchmark Mineral Intelligence, citado pela Reuters.
A empresa liderada por Elon Musk aumentou os preços das versões mais baratas dos Model 3 e Model Y cerca de uma dúzia de vezes no ano passado nos EUA, assinala a Reuters.
Estas subidas ocorrem numa altura em que os preços das matérias-primas tem vindo a escalar, uma tendência agravada com a invasão da Ucrânia pela rússia.
Entre as matérias-primas que mais impacto têm nos custos de produção da Tesla incluem-se o níquel e o lítio.
Esta escalada nestes materiais levaram mesmo a uma inversão temporária da tendência de redução dos custos das baterias - a componente mais cara dos veículos elétricos - prejudicando a adoção mais alargada destes veículos, refere Gregory Miller, analista da Benchmark Mineral Intelligence, citado pela Reuters.