Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Samsung interessada no negócio de peças auto da Fiat

A Fiat disparou em bolsa com o interesse da empresa sul coreana e esteve a subir quase 10% na bolsa de Milão, a maior subida no espaço de dois anos.

Bloomberg
03 de Agosto de 2016 às 16:52
  • 1
  • ...

A companhia sul coreana está em conversações avançadas com a marca italiana sobre o seu negócio de peças auto. A Samsung está interessada em comprar partes ou a totalidade da empresa Magnetti Marelli.

A notícia foi avançada pela Bloomberg esta quarta-feira, 3 de Agosto.

O negócio pode valer mais de três mil milhões de dólares (2,69 mil milhões de euros) e provocou a maior subida da Fiat em bolsa desde 2014. As acções da Fiat alcançaram um máximo diário de 9,8% na bolsa de Milão e estão a negociar a 8,62% para 5,92 euros.

A acontecer, este será o maior negócio de sempre da Samsung fora da Coreia do Sul, com a empresa a tentar posicionar-se na dianteira num momento em que cresce o interesse pelas novas tecnologias na indústria automóvel, com empresas como a Google, Apple e Baidu a entrarem neste mercado.

A Samsung tenta assim diversificar o seu negócio e tirar o foco da electrónica de consumo, depois das quebras registadas no negócio de "smartphones".

O novo rumo da empresa sul-coreana acontece depois do presidente da Samsung, Lee Kun-hee ter passado mais poderes para o seu filho e vice-presidente, Lee Jae-yong, que já procedeu à venda de activos e que conta com mais de 70 mil milhões de dólares para investir.

A Magnetti Marelli conta com bastante experiência em navegação por satélite, conectividade, sistemas de entretenimento e telemática - comunicação electrónica entre o automóvel e serviços, como seguros, estacionamentos, ou segurança anti-roubo.

A venda da Magnetti Marelli já foi admitida pelo presidente da companhia em Abril, e ajudaria a empresa italiana a reduzir a sua dívida que alcança os cinco mil milhões de euros.

"Vamos um dia estar numa posição em que vamos ter de olhar para a empresa e pensar se faz sentido continuarmos a ter a Marelli no nosso portefólio", disse Sergio Marchionne (na foto, à esquerda) em Abril.

Ver comentários
Saber mais Samsung Magnetti Marelli Fiat Bloomberg Milão Coreia do Sul Lee Jae-yong Lee Kun-hee tecnologias de informação indústria automóvel
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio