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Quota de mercado dos carros elétricos chineses na Europa cai para mínimos de dois anos
Apenas 6,9% dos elétricos registados no velho continente em fevereiro eram "made in China", um valor que fica bastante abaixo da quota de 7,8% de janeiro e que figura como o mais baixo desde fevereiro de 2023.
Os fabricantes chineses falharam a recuperação da procura por carros elétricos na Europa no mês passado, com construtores mais estabelecidos, como a Volkswagen a capturarem a maior fatia do aumento das vendas.
Apenas 6,9% dos elétricos registados no velho continente em fevereiro eram "made in China", um valor que fica bastante abaixo da quota de 7,8% de janeiro e que figura como o mais baixo desde fevereiro de 2023, revelam dados da Dataforce, citados pela Bloomberg.
Os fabricantes chineses, liderados pela BYD e pela SAIC, têm trabalhado para transformar a região num forte exportador, mas ficaram num impasse quando a União Europeia impôs tarifas, no ano passado, aos elétricos feitos na China, com as barreiras comerciais a conduzirem a uma estabilização da quota de mercado chinesa depois de anos de acelerado crescimento.
Marcas individuais como a BYD e a Xpeng tiveram um forte crescimento na Europa no mês passado, mas a indústria automóvel chinesa como um todo na região deu um passo atrás.
Segundo dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, em fevereiro, o mercado de carros elétricos deu um salto de 26%.