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PSA de Carlos Tavares dispara vendas na Europa à boleia da Opel
O Grupo PSA (Peugeot, Citroën, DS e Opel/Vauxhall) registou uma subida de 32,8% nas vendas de ligeiros de passageiros na União Europeia (UE) no ano passado. O grupo francês liderado por Carlos Tavares beneficiou do crescimento de 157,3% nas vendas da Opel.
O Grupo PSA (Peugeot, Citroën, DS e Opel/Vauxhall) vendeu um total de 2.459.841 automóveis ligeiros de passageiros na União Europeia (UE) no ano passado, uma subida de 32,8%. O grupo francês liderado por Carlos Tavares (na foto) consolidou a segunda posição, apenas atrás do Grupo Volkswagen, impulsionado pelo crescimento de 157,3% nas vendas da Opel. Os dados são da Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA).
Após integrar a Opel/Vauxhall, em agosto de 2017, Carlos Tavares procedeu a uma estratégia agressiva de redução de custos e supressão de postos de trabalho. Na Alemanha, o CEO do Grupo PSA convenceu os sindicatos a aceitarem a eliminação de 3.700 empregos. Também as despesas de funcionamento sofreram cortes.
O resultado? A Opel fechou o primeiro semestre de 2018 com lucros de 502 milhões de euros. Estes foram os primeiros resultados positivos da marca alemã desde 1999, ano em que a General Motors (GM) assumiu o controlo do fabricante automóvel germânico.
Após ter vendido 337.704 veículos ligeiros de passageiros em 2017, a Opel/Vauxhall alcançou vendas de 869.054 unidades no ano passado. Este desempenho levou a Opel a saltar do 17.º lugar para o quinto posto entre as marcas mais vendidas na UE.
Volkswagen mantém liderança e reforça quota
A Volkswagen manteve o estatuto de marca mais vendida nos 28 Estados-membros, com 1.698.084 automóveis ligeiros de passageiros vendidos, uma subida de 3,2%. A marca germânica aumentou a quota de mercado de 10,9% para 11,2%.
A Renault, com 1.088.346 unidades vendidas, manteve a vice-liderança, apesar de uma quebra de 3,9% face a 2017. Também a Ford, com 974.856 viaturas, registou uma queda, neste caso de 2,3%, segurando, no entanto, o terceiro posto.
A Peugeot encurtou a distância para o "pódio" ao aumentar as vendas em 5,2%, para um total de 956.247 automóveis. Segue-se a Opel/Vauxhall, com 869.054 veículos, uma subida de 157% que lhe valeu trepar 12 degraus no "ranking" de marcas.
Mercedes-Benz, BMW, Fiat, Skoda e Audi encerram o top 10 europeu.
Quando considerados os grupos automóveis, o Grupo Volkswagen, que inclui a Volkswagen, Audi, Seat, Skoda, Porsche, Bentley, Bugatti e Lamborghini, é líder, com um total de 3.611.948 automóveis vendidos, mais 0,9% do que no ano anterior.
Seguem-se o Grupo PSA, com 2.459.841 unidades, um crescimento de 32,8%, o Grupo Renault, que inclui a Renault, Dacia, Lada e Alpine, com 1.614.410 viaturas, um incremento de 0,8%.
O quarto lugar pertence ao Grupo Fiat Chrysler Automobile (FCA), que agrega as marcas Fiat, Alfa Romeo, Jeep, Lancia/Chrysler, Dodge e Maserati. O grupo italo-americano vendeu 1.001.972 automóveis, uma queda de 2,3%.
Seguem-se o Grupo BMW, que sofreu uma quebra de 0,9%, a Ford, que viu as vendas recuarem 2,3%, e a Daimler, que junta a Mercedes-Benz e a Smart, que registou um decréscimo de 1,9%.
Ranking português bastante diferente
A lista de marcas mais vendidas no segmento de ligeiros de passageiros em Portugal é bastante diferente da europeia. Começando pelo líder, que há já 21 anos é a Renault.
A Renault vendeu 31.215 automóveis em Portugal no ano passado, uma subida de 3,7%. Seguiram-se a Peugeot, com 22.980 unidades, e a Mercedes-Benz, com 16.464, que registaram crescimentos de 8,9% e de 1,2%, respetivamente.
A Nissan, que ocupa o quarto lugar no mercado português, é apenas 16.ª a nível europeu.
No top nacional seguem-se a Fiat, BMW e Citroën. Ou seja, a fabricante francesa é sétima em Portugal e 12.ª na Europa.
A Opel ocupa o oitavo lugar e a Volkswagen, líder europeia, caiu do terceiro para o nono posto no mercado português. A Toyota encerra o Top 10 em Portugal, sendo a 11.ª marca mais vendida na UE.