Notícia
Peugeot Citröen confirma que está a estudar compra da Opel
A empresa liderada pelo português Carlos Tavares confirma que está a estudar uma união com a divisão da General Motors na Europa.
O grupo PSA pode avançar para a compra da Opel. A possibilidade de fusão entre a Peugeot, Citroen e Opel foi confirmado pela empresa francesa depois do negócio ter sido avançado pela imprensa.
"O grupo PSA confirma que, em conjunto com a General Motors, está a explorar inúmeras iniciativas estratégicas que visam melhorar a sua rentabilidade e eficiência operacional, incluindo uma possível aquisição da Opel", disse a PSA em comunicado esta terça-feira, 14 de Fevereiro.
A General Motors e o grupo PSA implementaram uma aliança em 2012 que abrange, até à data, três projectos na Europa, no desenvolvimento de SUV e "minivans". "Neste contexto, a GM e a PSA examinam regularmente possibilidades adicionais de expansão e de cooperação".
O Financial Times avançou esta terça-feira que o PSA Group está a estudar avançar com a compra da divisão europeia da General Motors, o que prática representa uma fusão entre as empresas que fabricam as marcas Peugeot, Citroen e Opel.
O jornal britânico diz que a fusão destas unidades pode avançar nos próximos dias. A PSA, que é a segunda maior fabricante de automóveis da Europa, é liderada pelo português Carlos Tavares. A General Motors está presente na Europa através da alemã Opel.
"Estamos em discussões com a Opel para expandir os projectos em comum que já existem", reconheceu ao Financial Times fonte oficial do construtor francês, sem querer avançar com mais detalhes.
A Reuters também avançou com a mesma notícia, citando duas fontes conhecedoras das negociações. A agência acrescenta que as conversações estão já numa fase avançada. O PSA é detido em 14% pelo estado francês.
As acções da Peugeot estão a reagir em forte alta a esta notícia, registando uma valorização de mais de 6%, o que traduz o maior ganho desde Julho.
(Notícia actualizada às 14:47 com a PSA a confirmar oficialmente que está a estudar a aquisição da Opel)