Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Novo Citroën C4 Cactus: Repensar o automóvel

A Citroën apresentou em Paris, em estreia mundial, o novo C4 Cactus, um modelo que surpreende pela estética e pela inovação e que, de certo modo, procura repensar o automóvel.

07 de Fevereiro de 2014 às 11:25
  • 8
  • ...

Os chamados ‘crossover’ são em parte responsáveis pela lufada de ar fresco que invadiu o mercado automóvel e as marcas têm sabido corresponder ao desafio com propostas cada mais apelativas e viradas para os gostos de potenciais clientes. Seguindo esse propósito, a Citroën prepara-se para surpreender o mercado com um novo modelo que de certo modo procura repensar o automóvel em diversos aspectos: desde a estética, exterior e interior, à tecnologia e à contenção dos custos, tanto do preço final como da manutenção.

 

Dá pelo nome de Citroën C4 Cactus e promete cativar um leque muito alargado de gente que poderá rever-se na filosofia que está por detrás da sua concepção, um pouco à imagem do conceito do que são os ‘smartphones’, em termos de tecnologia mas também em simplicidade e utilidade.

 

Daí que este novo modelo do ‘double chevron’, que vai chegar a Portugal no próximo mês de Junho, com a promessa dos preços muito competitivos, assente em quatro pressupostos: Design, diferente e apelativo; Conforto, cujo interior oferece bem-estar; Tecnologias úteis, que facilitem a vida no dia-a-dia; e Custo contido, tanto em relação ao preço final como depois na manutenção.

 

Por isso houve a preocupação da Citroën foi a de simplificar ao máximo e excluir tudo o que fosse supérfluo, razão pela qual conseguiu uma redução de cerca de 200 quilos no peso total do C4 Cactus, quer através da utilização de materiais como o alumínio quer suprimindo, por exemplo, os elevadores dos vidros das portas traseiras (são de abertura lateral), ou através da aplicação de um tejadilho panorâmico em vidro e elevada protecção térmica, sem necessidade de recorrer a cortinas.

 

Por fora, sobressai o que a Citroën designa por ‘airbump, que é uma novidade e consiste em páineis de plástico a meio das portas e nos pára-choques que têm por função o lado estético e igualmente a protecção de toques na carroçaria. Já no interior são de salientar não apenas o ecrã táctil de 7 polegadas, que agrupa todas as funcionalidades como a regulação da temperatura ambiente, sistema áudio, navegação, etc., como também o facto de os bancos terem sido concebidos no espírito de sofá. Outra das novidades é o ‘airbag’ do passageiro vir instalado no tejadilho, libertando assim espaço para um porta-luvas de maior capacidade.

 

Com 4,16 metros de comprimento, o Citroën C4 Cactus vai dispor de motores a gasolina e turbodiesel, sendo que para estes últimos promete um consumo da ordem dos 3,2 litros aos 100 km e emissões de CO2 de apenas 82 g/km.

 

 

Em Paris, a convite da Automóveis Citroën SA

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio