Notícia
Multas caem 24% com carta por pontos
As contraordenações caíram 24% em Junho, no primeiro mês da aplicação da carta por pontos, de acordo com o Jornal de Notícias. Evolução é atribuída ao efeito dissuasor do novo sistema.
As contra-ordenações graves e muito graves na estrada caíram 24% em Junho, no primeiro mês da aplicação da carta por pontos. A quebra atribuída ao efeito dissuasor da carta por pontos.
De acordo com os dados publicados esta quarta-feira pelo Jornal de Notícias, as infracções leves diminuíram 10% em termos homólogos (para 21.880) as infracções graves caíram 26% (para 15.210) e as muito graves recuaram 18% (para 2680).O número de condutores apanhados a conduzir com excesso de álcool também baixou 15%.
"Como se falou muito da carta por pontos e as pessoas ficaram mais alerta para as penalizações, é natural que a diferença seja efeito disso", declara José Miguel Trigoso, presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa. "Enquanto se fala muito do assunto e as pessoas não percebem muito bem o que se passa, normalmente há uma inibição de comportamentos de risco, têm algum receio", acrescenta.
Os dados também defendem do número de fiscalizações, que segundo a GNR não têm diminuído.