Notícia
Meloni tenta convencer BYD a construir fábrica em Itália
O governo italiano está a tentar convencer a chinesa BYD a construir uma fábrica em Itália. A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, tem trocado palavras duras com o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, que é a única fabricante que produz no país.
A fabricante chinesa de veículos elétricos BYD foi contactada pelo Governo italiano, que tenta convencer a empresa a instalar uma fábrica no país. Itália conta atualmente apenas com unidades de produção da Stellantis e a primeira-ministra, Giorgia Meloni, tem trocado palavras duras com o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.
"Tivemos alguns contactos sobre esse tema", disse Michael Shu, diretor da BYD Europa, numa entrevista à Bloomberg à margem do Salão Internacional Automóvel de Geneva.
O responsável ressalvou que a necessidade de uma segunda fábrica da BYD no Velho Continente "depende das nossas vendas, sendo que estamos a fazer bons progressos".
As relações de Meloni com Carlos Tavares azedaram após o gestor portugês ter referido que a Stellantis poderia deslocalizar parte da produção para países com menores custos.
Em dezembro passado, a BYD confirmou que vai construir uma fábrica na Hungria para ajudar a impulsionar as vendas na Europa.
Para já, refere Shu, a fabricante chinesa está focada na Hungria e considera demasiado cedo para avançar com uma data e mesmo com a possibilidade de uma segunda unidade de produção na Europa.
O ministro italiano da Indústria, Adolfo Urso, disse esta terça-feira, em Taranto, citado pela AGI, que espera que Itália possa ser como outros países europeus com vários fabricantes a produzir para "fortalecer" a fileira automóvel do país.
O ministro tinha indicado este mês que Itália "apoiava a entrada" de um segundo fabricante, naquilo que apelidou de "um projeto em que temos trabalhado há vários meses com conversas importantes com parceiros estrangeiros".
"Tivemos alguns contactos sobre esse tema", disse Michael Shu, diretor da BYD Europa, numa entrevista à Bloomberg à margem do Salão Internacional Automóvel de Geneva.
As relações de Meloni com Carlos Tavares azedaram após o gestor portugês ter referido que a Stellantis poderia deslocalizar parte da produção para países com menores custos.
Em dezembro passado, a BYD confirmou que vai construir uma fábrica na Hungria para ajudar a impulsionar as vendas na Europa.
Para já, refere Shu, a fabricante chinesa está focada na Hungria e considera demasiado cedo para avançar com uma data e mesmo com a possibilidade de uma segunda unidade de produção na Europa.
O ministro italiano da Indústria, Adolfo Urso, disse esta terça-feira, em Taranto, citado pela AGI, que espera que Itália possa ser como outros países europeus com vários fabricantes a produzir para "fortalecer" a fileira automóvel do país.
O ministro tinha indicado este mês que Itália "apoiava a entrada" de um segundo fabricante, naquilo que apelidou de "um projeto em que temos trabalhado há vários meses com conversas importantes com parceiros estrangeiros".