Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Matriculas de ligeiros de passageiros descem 9,2% em Novembro

As matriculas de automóveis ligeiros de passageiros caíram 0,67% em Novembro, face ao mês anterior, com a queda homóloga a cifrar-se nos 9,2%, anunciou a Associação Nacional das Empresas do Comércio e Reparação Automóvel (ANECRA).

08 de Dezembro de 2001 às 12:36
  • ...
As matriculas de automóveis ligeiros de passageiros caíram 0,67% em Novembro, face ao mês anterior, com a queda homóloga a cifrar-se nos 9,2%, anunciou a Associação Nacional das Empresas do Comércio e Reparação Automóvel (ANECRA).

Em Novembro, foram matriculados 24.321 automóveis ligeiros de passageiros, sendo que deste total, 2.979 corresponderam a veículos usados importados.

No conjunto de todas as categorias de veículos, foram registadas em Novembro 37.473 viaturas novas e usadas, o equivalente a uma descida de 0,17% em termos homólogos.

Nos comerciais ligeiros verificou-se um decréscimo homólogo de 2,13%, enquanto nos pesados de passageiros e de mercadorias registaram-se quebras de 12,66% e de 4,21%, respectivamente.

A ANECRA considerou que estes dados apontam para uma situação «preocupante» e que «poderá ser agravada com as recentes medidas tomadas pelo Governo que visam penalizar ainda mais a tributação de diversos veículos».

A Assembleia da República (AR) aprovou recentemente a proposta de alteração da fiscalidade sobre as «pick-ups» e os monovolumes, estando prevista uma taxação máxima de 30% e 100% para os veículos destes segmentos, respectivamente. A taxação destas categorias deve-se ao facto de ter sido eliminada a isenção do pagamento de IA para as categorias de veículos de «uso profissional».

A mesma fonte sublinhou que continua a verificar-se uma quebra nas vendas nos veículos de todo-o-terreno, cuja tributação fiscal foi aumentada no início deste ano, prevendo que a actual situação «poderá piorar» se o Executivo não puser em prática uma reformulação do Imposto Automóvel (IA) «justa e satisfatória para todos, nomeadamente comerciantes e consumidores».

Em Novembro foram matriculados 311 veículos «todo-o-terreno» contra 3.502 no mesmo mês do ano passado, o que traduz uma descida de 91,1% em termos homólogos.

Em Novembro, as vendas de veículos ligeiros de passageiros, «todo-o-terreno» e comerciais ligeiros caíram 20,9% para um total de 27.077 veículos, registando a maior queda mensal desde o início deste ano.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio