Notícia
Dona da Mercedes-Benz investigada por manipular emissões
Um milhão de carros vendidos entre 2008 e 2016 não estará a cumprir com as exigências dos reguladores, com “software” para manipular emissões. As investigações estão em curso desde o início do ano.
A alemã Daimler, dona da Mercedes-Benz e da Smart, está a ser investigada por uma alegada manipulação de emissões poluentes em carros com motor diesel, movidos a gasóleo.
A notícia, citada pela agência Bloomberg, foi dada primeiramente pelo Sueddeutsche Zeitung. A publicação fazia referência a um mandato de buscas às fábricas de Estugarda, que teve lugar em Maio passado. A investigação arrancou dois meses antes.
Em causa estarão um milhão de veículos, vendidos entre 2008 e 2016, com dois motores diferentes. O grupo terá instalado, à semelhança do que aconteceu com o escândalo Volkswagen descoberto em 2015, tecnologia capaz de manipular os níveis de emissões em laboratório. Assim, seria capaz de cumprir as exigências dos reguladores.
A correcção desta falha deliberada poderá custar pelo menos 500 milhões de euros, estima o analista Juergen Pieper à Bloomberg.
A Daimler diz estar a colaborar com as investigações. A notícia já levou as acções da empresa, avaliada em quase 69 mil milhões de euros, a cair mais de 3%.