Notícia
Mercedes-Benz nega manipulações de testes de emissões
A Mercedes nega "categoricamente" a manipulação de testes de emissões. Depois de as autoridades norte-americanas terem iniciado um inquérito preliminar, a marca diz não ter conhecimento de investigações em Portugal.
"É um processo sem fundamento e sobre o qual a Daimler [grupo a que pertence a marca Mercedes] irá apresentar a sua defesa legal assim que solicitada", respondeu a Daimler Portugal contactada pelo Negócios, no seguimento da investigação que decorre nos Estados Unidos da América.
No início da semana, as autoridades norte-americanas confirmaram uma investigação aos testes de emissões poluentes nos veículos da Mercedes-Benz com motores equipados com tecnologia diesel Blue Tec. Já em Portugal, a marca diz desconhecer qualquer investigação.
"Negamos categoricamente a manipulação de testes de emissões realizados nos nossos veículos. Nunca foi, nem será utilizado na Daimler qualquer dispositivo de manipulação ou qualquer função que reduza ilegitimamente os níveis de emissões durante os testes", referiu André Silveira, porta-voz da Daimler Portugal.
O grupo acrescenta que está a trabalhar "de forma construtiva com as autoridades responsáveis" e vão disponibilizar "qualquer veículo para a realização de testes".
Na passada segunda-feira, 29 de Fevereiro, as autoridades norte-americanas abriram um inquérito preliminar aos testes de emissões poluentes em veículos da Mercedes-Benz. "Contactámos a Mercedes e pedimos os resultados de testes de motores a diesel nos Estados Unidos", confirmou Julia Valentine, porta-voz da Agência para o Ambiente (EPA).
Este caso surge no seguimento do escândalo de manipulação de emissões poluentes por parte do grupo Volkswagen, em que a fabricante alemã admitiu ter falsificado os testes de emissões de gases poluentes em mais de 11 milhões de veículos.