Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Volkswagen pode ser acusada criminalmente nos EUA

A Volkswagen está a ser investigada pelo Departamento da Justiça dos EUA e esta investigação pode levar a que a construtora automóvel seja chamada a responder em tribunal pelas infracções cometidas nos testes ao controlo de poluição.

Volkswagen AG Golf GTI
Bloomberg
22 de Setembro de 2015 às 10:03
  • 6
  • ...

A Volkswagen está a ser investigada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos devido a infracções cometidas nos testes de poluição, de acordo com duas fontes oficiais familiarizadas com o processo, citados pela Bloomberg. Com esta investigação, que está a ser levada a cabo pela Divisão de Recursos Naturais e Ambiente do Departamento da Justiça, cresce a possibilidade de que sejam instaurados processos criminais à empresa alemã, uma possibilidade que de resto já tinha sido sugerida na imprensa esta segunda-feira, 21 de Setembro.

A empresa assumiu este domingo que cometeu infracções relativamente aos testes de poluição nos EUA em carros a diesel. A construtora alemã Volkswagen está a cooperar com as autoridades norte-americanas depois de o regulador dos Estados Unidos ter descoberto que a empresa desenhou um software para cerca de meio milhão de carros a diesel que dão dados falsos relativamente às emissões, segundo avançou a imprensa internacional.


A Bloomberg explica que a empresa alemã admitiu, segundo a Agência norte-americana de Protecção Ambiental (EPA na sigla inglesa), ter ajustado os veículos a diesel nos Estados Unidos com um programa informático que apenas acciona os controlos totais de poluição quando um carro está sujeito a testes oficiais às emissões. Cynthia Giles, da EPA, citada pelo The Guardian, adiantou na última sexta-feira, que os carros em questão "contêm software que desliga o controlo de emissões quando estão a ser conduzidos normalmente e que os ligam quando um automóvel é sujeito a um teste às emissões".

 

Além disso, as infracções cometidas pela Volkswagen podem levar a uma multa até 18 mil milhões de dólares (perto de 16 mil milhões de euros). O The Guardian detalha que a construtora pode sofrer multas que ascendem a 37.500 euros por cada carro que não esteja de acordo com as regras.

Entretanto, o governo da Coreia do Sul revelou que vai lançar uma investigação aos carros a diesel da Volkswagen depois da empresa ter admitido infracções nos testes que controlam as emissões. Segundo a BBC, Seul revelou que vai testar mais de 5000 automóveis Volkswagen Jetta e Golf, bem como Audi’s A3s de 2014 e 2015. E a França já apelou a uma investigação alargada na Europa para que os consumidores possam estar tranquilos. Michel Sapin, ministro francês da Economia, em declarações a uma rádio francesa, citadas pelo The Guardian, assinalou que "este não é um tema de menor dimensão e isto não é uma questão de velocidade ou de couro. Com o que estamos a lidar é para garantir que as pessoas não são envenenadas pela poluição".

Ontem o Governo alemão, segundo a BBC, mostrou que confia que as autoridades norte-americanas avaliem se a Volkswagen cometeu alguma infracção na Europa.

"Esperamos que as empresas automóveis transmitam informações confiáveis para que a Autoridade Federal de Transportes Motorizados, autoridade responsável neste caso, possa investigar se manipulações semelhantes ocorreram com os sistemas de emissões na Alemanha e na Europa", afirmou o porta-voz do ministro do ambiente da Alemanha, citado pela estação britânica

Esta manhã, as acções da Volkswagen seguem esta manhã a recuar 5,45% para 125 euros depois de terem já desvalorizado 5,58% para 123,50 euros. Ontem, a queda foi mais expressiva com as acções da empresa a terem recuado um máximo de 22,78% para 125,40 euros.

Ver comentários
Saber mais Volkswagen Departamento de Justiça dos Estados Unidos EUA Divisão de Recursos Naturais e Ambiente do Departamento da Justiça Volkswagen Jetta Seul Audi
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio