Notícia
CaetanoBus ganha concurso para fornecer 10 autocarros a hidrogénio a Viena
A empresa de Gaia, que conta já com mais de 150 autocarros elétricos a hidrogénio comercializados na Europa, foi escolhida pela Wiener Linien, operadora de transportes públicos da capital austríaca.
A CaetanoBus venceu o concurso internacional para o fornecimento de 10 H2.City Gold à Wiener Linien, um dos mais importantes operadores de transportes públicos da Áustria, que escolheu a empresa portuguesa para celebrar o seu primeiro contrato no país para autocarros elétricos movidos a hidrogénio, que vão circular na capital do país, Viena.
"A CaetanoBus, que conta já com mais de 150 autocarros elétricos a hidrogénio comercializados na Europa, vê agora mais uma capital europeia adotar a mobilidade a hidrogénio e escolher a CaetanoBus para fornecer os seus autocarros Hydrogen Fuel Cell", anuncia a empresa de Vila Nova de Gaia, esta terça-feira, 12 de março, em comunicado.
Os H2.City Gold, os primeiros autocarros a hidrogénio da CaetanoBus na Áustria, serão equipados com a pilha de células de combustível de 2.ª geração da Toyota, com uma potência nominal de 70 kW.
"É importante referir que os OEMs pré-selecionados apresentaram autocarros de demonstração para testes intensivos por parte da Wiener Linien como parte do processo de concurso internacional e o excelente desempenho e o menor consumo de hidrogénio do Caetano H2.City Gold foi reconhecido como um fator muito positivo para a seleção", realça a empresa do universo Salvador Caetano.
Os autocarros H2.City Gold, "co-branded" entre a CaetanoBus e a Toyota, "irão revolucionar o transporte ao longo da movimentada Linha 39A de Viena, uma das principais rotas da cidade", defende a empresa sediada em Gaia.
"Reconhecida pelo seu percurso difícil, distâncias curtas entre paragens e elevado volume de passageiros, a Linha 39A representa uma montra ideal para as capacidades dos autocarros elétricos a hidrogénio", explica a CaetanoBus, para a qual a decisão da Wiener Linien de fazer a transição desta rota chave para o hidrogénio "sublinha a adequação e a resiliência dos autocarros elétricos a hidrogénio em rotas mais difíceis".
De acordo com a CaetanoBus, a estratégia do Vienna Utilities Group é cobrir toda a cadeia de valor, desde a produção de hidrogénio verde até ao transporte, reabastecimento e utilização - tudo dentro do grupo.
"Estamos muito satisfeitos por embarcar nesta viagem inovadora com a Wiener Linien, introduzindo pela primeira vez na Áustria os nossos autocarros elétricos a hidrogénio", afirma Nuno Lago de Carvalho, diretor comercial da CaetanoBus, destacando que este contrato para a entrega de autocarros elétricos a hidrogénio "reforça a presença global da CaetanoBus nos ecossistemas de hidrogénio" e reafirma o compromisso da empresa "em desenvolver soluções inovadoras para a mobilidade sustentável".
(Notícia atualizada às 11:02)