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CaetanoBus conclui testes do primeiro MetroBus a hidrogénio para Metro do Porto

A previsão é de que os autocarros MetroBus comecem  a circular na Avenida da Boavista, no Porto, já no início de maio, refere a CaetanoBus, em comunicado, acrescentando: "A primeira linha, que irá ligar a Boavista ao Império, será percorrida em apenas 12 minutos".

20 de Fevereiro de 2025 às 12:41
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A CaetanoBus anunciou esta quinta-feira que a primeira unidade do seu novo autocarro elétrico equipado com tecnologia de pilha de combustível a hidrogénio - H2.CityGold 18 - passou esta semana em todos os testes tecnológicos em fábrica, estando agora a ser finalizada com uma decoração exterior e interior alinhada com a identidade da Metro do Porto.

A previsão é de que os autocarros MetroBus comecem  a circular na Avenida da Boavista, no Porto, já no início de maio, refere a CaetanoBus, em comunicado, acrescentando: "A primeira linha, que irá ligar a Boavista ao Império, será percorrida em apenas 12 minutos". A empresa conta já com mais de 200 autocarros movidos a hidrogénio em operação em várias cidades europeias. 


"O lançamento deste autocarro articulado de 18 metros, movido a hidrogénio e concebido para o segmento MetroBus, representa um novo momento histórico para a CaetanoBus. Após as entregas à Metro do Porto, a CaetanoBus tem já encomendas do mercado alemão para entregas no final de 2025 e em 2026", refere a construtora automóvel na mesma nota, acrescentando que "este tipo de veículo tem uma autonomia de 480 km, que pode chegar ao dobro da dos autocarros elétricos a baterias, permitindo percorrer distâncias mais longas sem necessidade de carregamento frequente".

Além disso, refere a CaetanoBus, o tempo de reabastecimento do hidrogénio é significativamente inferior, demorando cerca de 15 minutos, enquanto um autocarro elétrico a baterias pode necessitar de 3 a 4 horas para um carregamento completo.

O projeto MetroBus da Metro do Porto inclui ainda a instalação de um eletrolisador para a produção de hidrogénio verde, o gás renovável que abastecerá os autocarros. Além disso, está prevista a implementação de postos de abastecimento de hidrogénio, bem como sistemas de produção de energia elétrica renovável, como painéis solares, para alimentar toda a operação.


Toda esta a infraestrutura de apoio à operação do MetroBus da Metro do Porto está a ser desenvolvido por um consórcio português liderado pela CaetanoBus, em parceria com a PRF, DST Solar, Dourogás e BrightCity, que assegura não só o fornecimento e manutenção dos veículos, mas também a criação de toda a infraestrutura necessária para o funcionamento da frota

No verão de 2024, os autocarros a hidrogénio da CaetanoBus foram testados nos Jogos Olímpicos de Paris. Esta nova tecnologia permite uma autonomia de até 480 km para autocarros desta dimensão com um único carregamento, diz a marca

O modelo MetroBus caracteriza-se por ter portas de acesso à zona de passageiros em ambos os lados da carroçaria, o que confere flexibilidade à operação e facilita a acessibilidade dos cerca de 135 passageiros que pode transportar. Estes autocarros têm ainda sistemas de segurança e tecnologia de auxílio à condução, bem como um sistema de controlo de semaforização.

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