Notícia
Obra do metrobus do Porto pronta até agosto
O prazo para a conclusão da obra de conceção e construção do metrobus do Porto tem como data limite 23 de agosto e o primeiro veículo a hidrogénio deverá chegar entre o final de setembro e início de outubro.
O prazo para a conclusão da obra de conceção e construção do metrobus do Porto tem como data limite 23 de agosto e o primeiro veículo a hidrogénio deverá chegar entre o final de setembro e início de outubro, avançou a Metro do Porto.
Numa resposta escrita enviada ao grupo de trabalho da Assembleia Municipal do Porto que acompanha os investimentos no transporte público, a que a Lusa teve acesso, o presidente do Conselho de Administração da empresa, Tiago Braga (na foto), indica que a obra que ligará a Casa da Música à Praça do Império, tem “como data limite 23.08.2024”, incluindo 30 dias para ensaios dos sistemas.
Tiago Braga esclarece que a diferença temporal prende-se com a alteração do anteprojeto, o desenvolvimento de estudos e a alteração do faseamento construtivo previsto para “dar cumprimento à obrigatoriedade imposta pelo município de manter sempre em funcionamento duas vias de circulação rodoviária em cada sentido na Avenida da Boavista”.
Questionado sobre quando chegará o material circundante, Tiago Braga esclarece que o primeiro dos 12 veículos chegará entre o final de setembro e início de outubro, “sendo ainda expectável que os veículos necessários para a exploração da primeira fase sejam entregues até ao final do ano”.
O responsável indica ainda estar previsto que a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto inicie a operação do metrobus com autocarros elétricos “durante o período transitório que for necessário após a conclusão da empreitada de construção do canal do BRT”.