Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas dá 10 dias à Volkswagen para esclarecer nova vaga do escândalo

A notícia é avançada pelo The Wall Street Journal. A Comissão Europeia já pediu esclarecimentos sobre a manipulação de emissões de dióxido de carbono. Tal pode ser o primeiro passo para “pesadas multas”.

Bloomberg
10 de Novembro de 2015 às 12:52
  • 1
  • ...
A Comissão Europeia exigiu à Volkswagen (VW) esta segunda-feira, 9 de Novembro, que forneça mais detalhes sobre a nova vaga do escândalo de emissões poluentes no prazo de 10 dias, avançou o The Wall Street Journal. O jornal cita uma carta enviada pelo comissário europeu da Energia, Miguel Arias Cañete, ao CEO do grupo VW, Matthias Müller.

Na semana passada, o grupo alemão admitiu ter manipulado emissões de dióxido de carbono em 800 mil carros, incluindo com motores a gasolina. Já antes, a VW se deparava com 11 milhões de carros a gasóleo afectados por emissões de óxido de azoto adulteradas.

De acordo com a referida publicação, Bruxelas dá assim início a um processo de avaliação que poderá acabar com "pesadas multas" para a fabricante alemã. Antes, a Comissão Europeia tinha apelado aos estados-membros para que desenvolvessem investigações à escala nacional nesse sentido, remetendo depois as devidas conclusões.

Tendo em conta os novos desenvolvimentos, o grupo VW anunciou que iria separar mais dois mil milhões de euros para fazer face aos custos. Deste modo, a provisão ascende aos 8,7 mil milhões de euros.

Os analistas acreditam que o valor não será suficiente porque só tem em conta os custos de reparações. Há ainda que ter em conta indemnizações, processos judiciais e ajustes fiscais. As estimativas apontam para um custo total do escândalo na ordem dos 35 mil milhões de euros.

Também esta segunda-feira, 9 de Novembro, a empresa e trabalhadores chegaram a acordo durante uma reunião do conselho de administração. Durante os próximos 10 dias, Matthias Müller e Bernd Osterloh, representante dos trabalhadores, vão reunir-se para definir novas prioridades de investimento.

A VW tem já em curso um plano que prevê um corte nos investimentos anuais de mil milhões de euros. A venda de activos, com a alienação de marcas, têm sido outra das opções referidas para atingir esta meta de poupança.

A empresa garantiu aos diversos ministros das Finanças da União Europeia que irá cobrir o desvio fiscal provocado pela manipulação de níveis de emissões, já que este indicador integra a base tributável dos impostos automóveis. Portugal também já recebeu essa garantia.

A notícia chega no mesmo dia em que a Volkswagen anunciou que irá compensar os clientes afectados nos Estados Unidos da América com vales de mil dólares, o correspondente a 930 euros. O mesmo deverá ser utilizado em serviços e produtos da marca.
Ver comentários
Saber mais Comissão Europeia Volkswagen The Wall Street Journal Matthias Müller Bruxelas economia negócios e finanças economia (geral) automóvel poluição ambiente
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio