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Automóveis mais caros. Veja o impacto das alterações em 10 modelos
As alterações no cálculo das emissões de CO2 dos automóveis ligeiros, que entram em vigor em Setembro, irão agravar o valor a pagar em impostos. O Negócios realizou simulações para 10 modelos, que pode consultar na galeria de imagens em baixo.
Renault Clio GT Line Energy TCe 90 Cv
Peugeot 208 1.0 PureTech Access
Nissan Qashqai 1.6 dCi 130 4x4-i Acenta
Mercedes A 180d
BMW Serie 1 116i 5 portas
Renault Captur 1.5 dCi 110
Jeep Compass Sport 1.6 MULTIJET 120CV
Citroen C3 1.5 BlueHDi 100 CVM6
Audi A3 Sportback 2.0 TDI 150 Sport
Renault Mégane GC Executive dCi 130 CV
A alteração no sistema de medição de emissões de dióxido de carbono (CO2), que terá um período transitório entre 1 de Setembro e 1 de Janeiro de 2019, vai ter efeito no valor de Imposto sobre Veículos (ISV), com o correspondente aumento nos preços finais. Mas nem todas as marcas irão ver os valores subir.
O Negócios realizou simulações para 10 modelos, tendo por base os dados dos fabricantes quanto a emissões e preços (sem contabilizar campanhas especiais das marcas) e aplicando uma subida média de 10% no valor das emissões de CO2. Os resultados mostram agravamentos na carga fiscal entre 208,61 euros, para o Renault Clio, até 2.541,88 euros, para o Nissan Qashqai.
O aumento nos preços é uma preocupação para algumas marcas, ainda que a Mercedes-Benz, a BMW e o grupo PSA (Peugeot, Citroen, DS e Opel) assegurem ao Negócios que não sofrerão qualquer efeito. Isto porque todos os seus modelos já se encontram em conformidade com o novo padrão, o Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure (WLTP), que será adoptado a 1 de Janeiro. Assim, os preços dos seus veículos não irão aumentar por via do ISV em Setembro.