Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Preço do leite caiu seis cêntimos em 2015

A Associação de Produtores de Leite voltou a criticar os preços em Portugal, “vários cêntimos abaixo do custo de produção”, e alertou para a possibilidade do desaparecimento da auto-suficiência neste sector no país.

Reuters
11 de Janeiro de 2016 às 10:21
  • 2
  • ...

A Associação de Produtores de Leite de Portugal (APROLEP) alertou esta segunda-feira para a situação complicada em que se encontra o sector por causa da descida dos preços. "Terminámos o ano com um preço médio ao produtor a rondar 28 cêntimos, menos 6 cêntimos do que em Dezembro de 2014, dois cêntimos abaixo da média comunitária e vários cêntimos abaixo do custo de produção, que deverá aumentar em 2016", adiantou a APROLEP em comunicado.

A associação recordou ainda que o país continua a importar produtos lácteos, "provocando um défice anual de 200 milhões de euros".

"Considerando o efeito da inflação, o consumidor português pode hoje adquirir leite a metade do preço que se registava em Portugal há 30 anos, aquando da adesão à CEE", explicou a APROLEP.

A associação reconhece que houve melhorias de eficiência na fileira, mas garantiu ainda que, em paralelo, se assistiu a "uma grande desvalorização do leite, usado como isco para atrair consumidores à custa de derreter totalmente a margem do produtor para baixo do custo de produção, sem falar dos mais recentes ataques ao leite como alimento que beneficiam bebidas vegetais alternativas".


A associação referiu ainda que esta situação tem sido "desastrosa" para as "seis mil famílias que sobrevivem a produzir leite nacional". "Sem uma actuação patriótica e responsável da indústria e distribuição, sem a supervisão activa do Governo, iremos certamente assistir ao desaparecimento das poucas famílias cujo trabalho ainda permite a auto-suficiência na produção de leite em Portugal", referiu a APROLEP.

A associação apelou ao novo Governo que tenha em conta a situação do sector, nomeadamente no que diz respeito aos preços. E pediu ao Executivo "que desafie a distribuição a assumir o compromisso de garantir um preço justo e um tratamento digno para os fornecedores, tal como foi acordado há meses em França (apontando preços de 34 cêntimos ao produtor) e, mais recentemente, em Espanha (garantindo aumentos de 2 cêntimos)".
Ver comentários
Saber mais Associação de Produtores de Leite de Portugal leite alimentação distribuição
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio