Notícia
Nutre aposta na internacionalização após investimento de 14 milhões em Vagos
A fábrica de produtos de soja já arrancou em Vagos, perto de Ílhavo com um investimento de 14 milhões de euros e a criação inicial de 40 postos de trabalho. Já este ano a empresa pretende exportar 25% da produção.
A Nutre Indústrias Alimentares, unidade de produção de derivados de soja, foi esta sexta-feira inaugurada em Vagos, num investimento de 14 milhões, liderado pelo paquistanês Asif Naqvi, que detém 80% da empresa.
Carlos e Jorge Martins, mais conhecidos pela sua ligação à Martifer, controlam os restantes 20%. E foi Carlos Martins que disse, durante a inauguração, que uma das prioridades da unidade é exportar. Em 2015, a unidade conta exportar 25% e depois 30% no ano seguinte.
"Queremos produzir soja em Portugal", disse o responsável, adiantando que com isso se reduziriam as importações na área agro-alimentar no País, incentivando os agricultores a avançar com esta produção. As outras prioridades do investimento são desenvolver mais produtos e lançar as marcas da sociedade.
A unidade criou 40 empregos directos mas caso avance a produção de soja podem estar na calha mais 100.
Foi no final do ano passado que a Abraaj comprou 80% da Nutre (49% pertencentes à Martifer, por 19,6 milhões de euros, 20% ao Montepio e 11% dos 31% detidos pelos irmãos Martins).
Para além desta fábrica, o grupo Nutre explora terrenos agrícolas na Roménia (onde também possui fábricas de biodiesel e de óleos), no Brasil e em Moçambique, e engarrafa água em Angola.