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Alimentaria muda de vida

A feira Alimentaria & Horexpo vai assumir na edição deste ano um novo posicionamento. O objectivo é responder às novas necessidades da indústria, dos consumidores, da distribuição e do canal Horeca.

27 de Abril de 2017 às 15:13
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A Alimentaria & Horexpo, feira que anualmente se realiza na FIL (Feira Internacional de Lisboa) vai ter uma nova vida na edição de 2017 que se realizará entre 4 e 6 de Junho. O novo posicionamento desta iniciativa irá centrar-se em quatros eixos. Inovação, saúde, bem-estar e valorização da produção nacional.

Em comunicado, os organizadores explicam que esta mudança servirá "para dar resposta às novas necessidades da indústria, do consumidor, da distribuição e do canal Horeca (hotelaria, restauração e cafetaria. Esta "mudança qualitativa é fundamental" assegurou Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP, entidade que gere a FIL, esta quinta-feira, 27 de Abril, em conferência de imprensa.

Segundo Fátima Vila Maior, directora da área de feiras da FIL, a edição deste ano fica também marcada pelo facto de contar com a presença de 100 convidados internacionais, potenciais compradores de produtos nacionais, uma iniciativa que visa "fazer a aproximação a novos mercados".

Uma perspectiva reforçada por Rocha de Matos. "A Europa, neste momento, é o nosso mercado interno e é preciso haver uma diversificação de mercados. Mas quem determina os mercados são as empresas", sublinhou o líder da Fundação AIP.

Outra novidade desta Alimentaria & Horexpo é a do estabelecimento de uma parceria com três ministérios, o da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, o da Saúde e o da Economia, os quais se vão articular num fórum "destinado a promover a discussão e o diálogo entre os diversos actores, desde a produção primária, à indústria e à distribuição de produtos agro-alimentares".

Neste quadro, sublinham os organizadores, "a Alimentaria & Horexpo é o local ideal para promover a captação de investimento directo estrangeiro, nomeadamente em actividades de inovação que capacitem as empresas nacionais para integrarem as denominadas cadeias globais de valor, adequando o perfil de especialização à procura interna".


Na edição deste ano são esperados 25 mil visitantes profissionais e 800 expositores, prevendo-se que estejam em exposição mais de duas mil marcas.

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