Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Segurança Social exigiu 10 milhões a gerentes de empresas incumpridoras em Agosto

A cobrança coerciva aumentou 8,2% até Agosto e atingiu os 417,3 milhões de euros. Já a participação de novas dívidas diminuiu 25,4% durante este mês, contribuindo positivamente para a receita.

  • 6
  • ...

A Segurança Social arrecadou 50,8 milhões durante o mês de Agosto por via das acções de cobrança coerciva o que representou um acréscimo de 14,2% face ao período homólogo e, afirma o Governo, foi "o melhor resultado obtido no mês de Agosto desde 2010".

 

Os dados, divulgados esta quarta-feira, 8 de Setembro, pelo gabinete de Mota Soares, revelam ainda que da receita coerciva de Agosto, uma parcela de 19,8%, correspondente a 82,5 milhões de euros, foi obtida por via de reversões contra gerentes e administradores de empresas, indiciando que houve, por esta via, um "um maior combate à evasão", sublinha a mesma fonte.

 

As acções de reversão, recorde-se, ocorrem sempre que as empresas têm dívidas à Segurança Social, mas já não têm bens suficientes para garantir o pagamento das mesmas. Nesse caso, o alvo passa a ser o património pessoal dos administradores e gestores, como responsáveis subsidiários e solidários entre si.

 

Já no que toca à participação de novas dívidas verificou-se uma diminuição de 25,4% face a Agosto de 2014. Esse recuo, sublinha o Ministério da Solidariedade e Segurança Social, está directamente relacionado com uma "diminuição do incumprimento por parte das empresas, assim como do aumento do pagamento das contribuições correntes" feito pelas mesmas.

 

Em termos acumulados, desde o início do ano e até ao final do mês passado, a cobrança coerciva somava já 417,3 milhões de euros, um valor que foi 8,2% superior ao registado durante o mesmo período de 2014, revelou a mesma fonte. 

Ver comentários
Saber mais Segurança Social Ministério da Solidariedade e Segurança Social reversão de dívidas cobrança coerciva
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio