Notícia
Quem receber pensões por meios diferentes terá de escolher um
Pensionistas que tenham mais do que uma pensão por meios diferentes – por vale postal e conta bancária ou por diferentes contas bancárias – terão 60 dias para dizer à Segurança Social o que preferem. Se nada disserem será dada preferência à transferência.
A Segurança Social aproveitou a carta que anuncia os aumentos extraordinários de Agosto para revelar que "vai uniformizar os procedimentos de pagamento de pensões", dando preferência a transferência bancária.
Na carta é pedido aos pensionistas que tenham mais do que uma pensão – o que é frequente, por exemplo, quando a pessoa tem uma pensão de sobrevivência – e que tenham diferentes meios de as receber que escolham o que preferem, no prazo de 60 dias.
"Para sua conveniência, a Segurança Social vai uniformizar os procedimentos de pagamento de pensões, através da utilização de um único meio de pagamento por pensionista", lê-se no documento.
"Caso receba mais do que uma pensão através de meios de pagamento distintos (vale de correio e transferência bancária, ou duas contas bancárias diferentes) deverá optar por um único meio de pagamento, informando o Centro Nacional de Pensões", através dos contactos que constam do rodapé na carta.
"Caso não nos seja indicada a opção da sua preferência, será usada preferencialmente a transferência bancária como meio de pagamento", conclui a carta.
Carta de aumento de 6 euros
Carta de aumento de 10 euros