Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ex-director da Segurança Social acusa Passos de evasão contributiva

Em declarações ao Diário de Notícias, Edmundo Martinho, ex-presidente do Instituto de Segurança Social (ISS), acusou Pedro Passos Coelho de "continuada evasão contributiva" entre 1999 e 2004.

Miguel Baltazar
Negócios 02 de Março de 2015 às 09:22
  • 50
  • ...

"De modo nenhum é possível invocar o desconhecimento da lei", uma vez que "nem falamos de uma lei que se aplica a um número reduzido de cidadãos", afirmou o actual membro do Observatório da Segurança Social, presidente do ISS durante o governo Sócrates.

 

Este sábado, 28 de Fevereiro, o jornal Público noticiou que o primeiro-ministro acumulou dívidas à Segurança Social entre 1999 e 2004 referentes a trabalho independente que começou a realizar quando deixou o cargo de deputado do PSD.

 

Entretanto, no mesmo dia, o gabinete de Passos Coelho respondeu. "O primeiro-ministro nunca teve conhecimento de qualquer notificação que lhe tenha sido dirigida dando conta de uma dívida da Segurança Social referente ao período em que exerceu a actividade de trabalhador independente, pelo que desconhecia a sua eventual existência."

 

Para Edmundo Martinho usar como justificação o mau funcionamento dos serviços faz pouco sentido. "Uma coisa é a capacidade dos serviços para notificarem ou não" os contribuintes em falta, "outra é o facto que lhe dá origem", refere ao Diário de Notícias. "A notificação é um acto administrativo relevante (…) mas não é relevante para a prática original de não pagamento."

 

Passos Coelho já disse que desconhecia a dívida à Segurança Social e que mal tomou conhecimento da mesma através da imprensa pagou cerca de quatro mil euros. 

Ver comentários
Saber mais Segurança Social Passos Coelho primeiro-ministro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio