Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Moreira da Silva: Surto de Legionella estará relacionado com a Adubos de Portugal (act.)

O ministro do Ambiente, Moreira da Silva, revelou que o surto de Legionella em Portugal estará relacionado com as torres de refrigeração da empresa Adubos de Portugal. A empresa vai ser alvo de inspecção extraordinária para avaliar se houve crime ambiental.

Bruno Simão/Negócios
11 de Novembro de 2014 às 13:10
  • 21
  • ...

O ministro do Ambiente anunciou esta terça-feira, 11 de Novembro, que será realizada uma acção inspectiva extraordinária à empresa Adubos de Portugal, em Vila Franca de Xira, para averiguar um eventual crime ambiental, de acordo com a Lusa.

 

Isto porque, segundo o mesmo responsável, citado pela SIC Notícias, o surto de Legionella em Portugal está relacionado com as torres de refrigeração da empresa Adubos de Portugal.

 

Segundo Jorge Moreira da Silva, a acção inspectiva vai decorrer "nas próximas horas" e será para averiguar "eventual crime ambiental por libertação de microrganismos para o meio ambiente".

 

"Foi hoje decidido de manhã desencadear uma acção inspectiva extraordinária relativamente à empresa Adubos de Portugal. Essa acção inspectiva vai ocorrer nas próximas horas, para averiguação de eventual crime ambiental por libertação de microrganismos no meio ambiente", afirmou o governante, em Leiria, citado pela Lusa, sublinhando, contudo, não ser de "descartar definitivamente outras hipóteses".

 

O ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e da Energia advertiu que se está "perante amostras e análises que estão ainda em cultura", pelo que "os resultados definitivos ainda demorarão algumas horas".

 

"Mas tendo em atenção as análises que foram feitas, tanto no sábado, como novamente no domingo, consideramos que um grau de probabilidade mais elevado está associado às torres de refrigeração e, no âmbito das torres de refrigeração, concretamente em relação a esta empresa", explicou Jorge Moreira da Silva.

 

O governante sublinhou ainda que "o foco está controlado desde o momento em que se decidiu no terreno que as torres de refrigeração, mesmo sem análises comprovativas que apontassem para a presença de legionella", fossem encerradas no domingo.

 

O número de infectados pela bactéria legionella ascende já a 235 doentes e cinco mortos, um valor que poderá aumentar.

 

(Notícia actualizada às 13h52 com declarações do ministro, citadas pela Lusa)

Ver comentários
Saber mais Adubos de Portugal Legionella Jorge Moreira da Silva ambiente
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio