Notícia
DGS confirma 24 novos casos e cinco mortes devido a surto de legionella
O último balanço da Direcção-Geral de Saúde confirma 24 novos casos, desde terça-feira, relacionados com infecção por legionella. Até às 15 horas desta quarta-feira, a DGS confirma cinco mortes provocadas pelo surto de legionella, estando ainda a ser investigadas as causas de outros quatro óbitos. Esta manhã, fonte do Ministério da Saúde avançava que eram já sete o número de mortes provocadas pela legionella.
O último balanço da Direcção-geral de Saúde (DGS), datado das 15 horas desta quarta-feira, avança que o número de mortes confirmadas devido a infecção com a bactéria legionella é de cinco, estando ainda a ser investigadas as causas que terão provocado outras quatro mortes.
Assim, a DGS não confirma a informação recolhida esta manhã junto de uma fonte do ministério da Saúde, que elevava para sete o número de óbitos relacionados com a Doença dos Legionários.
A DGS avança que desde esta terça-feira, foram já confirmados mais 24 novos casos de infecção por legionella relacionados com o surto de Vila franca de Xira.
O balanço da DGS mostra que até ao momento se registaram 302 casos, 291 na região de Lisboa e Vale do Tejo, três no Norte, quatro na região Centro, dois no Algarve e dois no estrangeiro. Há cinco mortes confirmadas, estando ainda quatro a ser investigadas.
Para já a taxa de letalidade relacionada com a legionella é de 1,7%, sendo que a DGS alerta para o facto de esta poder sofrer alterações em função da eventual confirmação de outros óbitos.
Por fim, a DGS elucida que todos os inquéritos epidemiológicos até agora realizados sugerem que o surto de legionella está circunscrito às freguesias de Póvoa de Santa Iria, Forte da Casa e Vialonga, no concelho de Vila Franca de Xira.