Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dívidas dos hospitais a fornecedores subiram 93 milhões num ano

Apesar do esforço para pagar a fornecedores feito na recta final de 2016, os hospitais fecharam o ano com um montante de dívidas superior ao observado no ano anterior, mostram dados da DGO.

  • ...
As dívidas a fornecedores dos hospitais atingiram no final do ano passado 544 milhões de euros, mais 93 milhões de euros do que no ano anterior, revelam dados da Direcção-Geral do Orçamento (DGO), divulgados esta quinta-feira, 26 de Janeiro. Este agravamento dos pagamentos em atraso aconteceu apesar do esforço feito pelos hospitais na recta final do ano para saldarem as suas dívidas.

Em Dezembro de 2015, os pagamentos em atraso dos hospitais empresa tinham atingido 451 milhões de euros.

Em Novembro de 2016, as dívidas estavam em 755 milhões de euros, o que comparando com os valores de Dezembro revela que estas entidades saldaram num mês 213 milhões de pagamentos em atraso.

Ainda assim este esforço foi insuficiente para travar uma tendência de agravamento de dívidas que se foi mostrando ao longo do ano.

Para a DGO, são considerados pagamentos em atraso dívidas que não são pagas há mais de 90 dias. 

Apesar da degradação da relação com fornecedores dos hospitais, para o conjunto da Administração Pública as dívidas fecharam o ano de 2016 menores do que em 2015.

Em Dezembro do ano passado, o valor dos pagamentos em atraso acumulado pelo conjunto da Administração Pública somava 855 milhões de euros. O ano de 2015 tinha terminado com dívidas de 920 milhões de euros. Trata-se de uma queda de 65 milhões de euros no valor total das dívidas.

 

 
Ver comentários
Saber mais hospitais saúde dívidas fornecedores DGO
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio