Notícia
Bial financia-se em 60 milhões de euros através do BEI
Este financiamento destina-se à investigação e desenvolvimento de actividades nas áreas da epilepsia, doenças cardiovasculares e do Parkinson e visa apoiar a expansão e internacionalização da empresa portuguesa.
O Banco Europeu de Investimento (BEI) concedeu um empréstimo de 60 milhões de euros à Bial, informou o banco esta sexta-feira, 16 de Outubro, em comunicado enviado às redacções.
O financiamento a longo prazo concedido pelo BEI destina-se à investigação nas áreas da epilepsia, das doenças cardiovasculares e do Parkinson e "reforçar a competitividade e a expansão internacional da empresa". O programa investigação da farmacêutica decorrerá até 2017 e vai ter lugar nas instalações da Bial no Porto, pode ler-se ainda nesta nota.
Segundo o banco europeu, este financiamento "reflecte o compromisso do BEI em apoiar a investigação e está em linha com os objectivos prioritários da UE no âmbito do programa Horizonte 2020", cujo propósito é "aumentar a competitividade e impulsionar a criação de emprego".
Segundo o Diário Económico, o pedido de financiamento foi aprovado em Julho e o contrato deverá ser assinado ainda este mês. As verbas serão depois "entregues em tranches de acordo com as necessidades", adiantou José Redondo, administrador financeiro da farmacêutica, ao jornal.
A Bial está actualmente presente em 55 países, sendo que em Setembro deste ano a empresa conseguiu que o regulador norte-americano, a Food and Drug Administration, aprovasse a utilização de um antiepiléptico desenvolvido pela farmacêutica em monoterapia, ou seja, sem o auxílio de outros fármacos, uma decisão que abriu à empresa a oportunidade de entrar num mercado de 1,3 mil milhões de dólares.