Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Projecções dão vitória ao PS nas Europeias com vantagem de cinco pontos sobre PSD/CDS

Todas as sondagens à boca das urnas atribuem a vitória nas Europeias aos socialistas. Resta saber qual o número de mandatos que o PS conquista, sendo que a vantagem face ao PSD não deve ser superior a dois eurodeputados. O partido de Marinho e Pinto afigura-se como um dos vencedores da noite, pois deverá ficar à frente do Bloco de Esquerda.

Correio da Manhã
  • 45
  • ...

O PS ganhou as eleições europeias, tal como era esperado. As projecções das televisões apontam para uma vitória a oscilar entre os 32% e os 36%, com a vantagem face à coligação Aliança Portugal deve situar-se entre os três e cinco os pontos percentuais.

 

As projecções da RTP apontam para a vitória do PS, com um intervalo entre 30 a 34% dos votos. A Aliança Portugal, de acordo com a mesma fonte, fica com entre 25 a 29% dos votos. Esta projecção avança que o PS elegerá entre 7 a 9 eurodeputados, enquanto a Aliança Portugal fica com entre 6 a 8.

 

Segundo estas projecções da RTP, a CDU fica em terceiro lugar, com entre 12% e 15% e o MPT afigura-se com um dos vencedores da noite, pois ficará em quarto lugar (entre 7 e 8%) e à frente do Bloco de Esquerda (entre 5 a 7%).

 

Já de acordo com a TVI, que não apresentou números concretos, o PS ganha as eleições europeias. A coligação PSD/CDS, Aliança Portugal, fica em segundo lugar e perde eurodeputados, enquanto a CDU ganha mandatos face a 2009.

 

Marinho Pinto pode ser eleito para o Parlamento Europeu e o seu partido, MPT, pode ter uma votação superior à do Bloco de Esquerda, que deve eleger apenas um eurodeputado. 

 

A TVI avança ainda que a abstenção deverá ficar acima dos 65%.

 

CDU pode eleger três eurodeputados, Bloco afunda

 

As projecções da Eurosondagem para a SIC colocam o PS à frente, com uma votação a oscilar entre 32,1% e 36,3%, acima dos 26,53% das eleições europeias de 2009, mas abaixo dos 44,53% que obteve em 2004. Esta votação equivalerá a 8 ou 9 eurodeputados.

 

Segue-se a Aliança Portugal, com a coligação PSD/CDS-PP a receber entre 25% a 29% dos votos, abaixo dos 31,7% que o PSD sozinho havia recolhido em 2009 e também dos 33,27% que a mesma coligação, sob o nome Força Portugal, havia conquistado em 2004,  podendo eleger 7 ou 8 representantes para Estrasburgo.

 

A CDU terá recebido entre 11,4% e 13,9% dos votos (três eurodeputados), fazendo melhor que em 2009 (10,64%) e 2004 (9,09%). Em quarto lugar, vem o MPT liderado por Marinho e Pinto que terá feito melhor do que qualquer sondagem até agora a antecipada, recebendo 6,6% a 8,8% dos votos, o que lhe permitirá enviar para Estrasburgo um ou mesmo dois representantes.

 

Já o BE cai para quinta posição, com 4,2% a 6% dos votos, elegendo, no máximo, um eurodeputado, segundo as projecções feitas à boca das urnas pela Eurosondagem. Também aqui, a abstenção surge como a grande vencedora: terá oscilado entre 62,2% e 66,6%,podendo ter quebrado mais um recorde histórico.

 

Projecção mais favorável dá 37% ao PS

 

De acordo com a CMTV, o PS vence as eleições ultrapassando a fasquia dos 30%. A projecção do canal aponta para uma vitória entre os 32% e os 37%, o que deverá garantir entre 8 e 10 assentos no Parlamento Europeu.

 

A aliança de Governo entre o PSD e o CDS é uma das grandes derrotadas da noite com uma votação provavelmente abaixo dos 30%. A CMTV aponta para uma votação de 26% a 30% o que significa que os dois partidos do Governo garantem entre 7 e 8 eurodeputados.

 

Outro dos vencedores da noite é a CDU que recupera o terceiro eurodeputado que haviam perdido nas eleições europeias de 2009. A CDU consegue 3 assentos parlamentares com uma votação entre 10% e 14%.

 

O cabeça de lista pelo MPT, Marinho e Pinto, é, de acordo com a CMTV, eleito e pode ainda garantir um segundo lugar no Parlamento Europeu.

 

Por fim, destaque para o Bloco de Esquerda que perde dois eurodeputados face às eleições de 2009. O BE consegue apenas eleger a cabeça de lista Marisa Matias com uma votação entre 4% e 7%.

 

A abstenção é elevada (entre 64% e 66%) ficando, com grande probabilidade, acima da taxa verificada há cinco anos. 

 

(Notícia em actualização)

Ver comentários
Saber mais Europeias PS Paulo Rangel Nuno Melo Francisco Assis Passos Coelho António José Seguro PSD CDS Aliança Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio