Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

António Costa: “A experiência de Lisboa devia poder ter projecção noutras instâncias”

António Costa, pela terceira vez candidato à câmara da capital, quer que Lisboa seja “uma cidade anticrise”, com mais pessoas, mais emprego e menos impostos

Bruno Simão/Negócios
Negócios 25 de Julho de 2013 às 09:26
  • 64
  • ...

António Costa garante ter provado que “em Lisboa é possível uma política anticrise e que consolide as finanças públicas”, uma experiência que, diz em entrevista ao "Público", “devia poder ter projecção noutras instâncias”.

 

Sobre a leitura nacional que poderão ter os resultados das eleições autárquicas,  sublinha que “em Lisboa há uma escolha clara: saber se as pessoas querem continuar a estratégia em absoluto contraciclo (…) ou se querem exportar também para Lisboa as políticas que a nível nacional têm dado os resultados que têm dado”.

 

No entanto, questionado se assume o compromisso para quatro anos, o candidato socialista não responde.

 

Num balanço à sua actuação como presidente da autarquia, António Costa diz que o maior insucesso é não ter “ainda conseguido do Estado a transferência de competências relativas aos transportes públicos e ao policiamento do trânsito”.

 

Atrair habitantes para o centro da cidade, diz, “é o objectivo de Lisboa”, que foi o concelho do país que “em quatro décadas mais se desertificou”.

 

Por isso, garante, "temos de ter melhor cidade, para atrair empresas e pessoas, temos d eter mais empregos para ter mais pessoas e prtecisamos de mais pessoas para que haja mais emprego".

 

António Costa considera “um disparate” a acusação de que a autarquia equilibrou as contas à custa de acordo com o Governo de José Sócrates, como os terrenos do aeroporto. “As contas da câmara estão hoje equilibradas porque tivemos coragem, logo em 2007, de cortar bna despesa e temos tido uma gestão rigorosa”, afirma, sublinhando que no ano passado a autarquia atingiu o nível de endividamento líquido a 0%. "Reduzimos o IMI num contexto que todos os impostos estão a subir no país, somos, segundo o INE, a entidade que mais investimentos estão a realizar em todo o país", sublinhou.

 

Ver comentários
Saber mais António Costa Lisboa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio