Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abstenção pode ser a mais elevada de sempre

Quando considerados os processos eleitorais de âmbito nacional após 1974, verifica-se que a taxa de abstenção registada este domingo, 25 de Maio, pode bem ser a mais alta de sempre.

Pedro Elias
25 de Maio de 2014 às 21:10
  • 9
  • ...

O grande vencedor da noite deste domingo em que se realizaram as eleições para o Parlamento Europeu pode mesmo ser o nível de abstenção. A União Europeia avançou entretanto com uma projecção que aponta para uma taxa de abstenção, em Portugal, de 65,5% o que a confirmar-se será a mais elevada de sempre.

 

Tendo em conta as projecções avançadas pela SIC, RTP e CMTV, regista-se que em todas elas o nível de abstenção poderá atingir valores históricos, talvez mesmo o valor mais elevado de sempre em eleições de âmbito nacional. 

 

Até hoje a taxa de abstenção mais alta de sempre, ignorando os resultados relativos a referendos populares, verificou-se em 1994 com 64,46% dos eleitores a não comparecerem nas mesas de voto. Já em 2009 o nível de abstenção, apesar de elevado, foi inferior ao de 1994, com 63,22% de eleitores abstencionistas.

 

A projecção da Universidade Católica para a RTP avança com uma taxa de abstenção entre 61% e 66%, a da Eurosondagem para a SIC situa o nível de abstenção no intervalo entre 62,2% e 66,6% e a da Aximage para a CMTV aponta para um nível abstencionista entre 64% e 66%. Assim sendo é bastante provável que este domingo o recorde de 1994 venha a ser batido.

 

Certo, para já, é que a generalidade dos portugueses permaneceram indiferentes ao processo eleitoral europeu. Outro dado que se afere das projecções para já conhecidas é a perda de votos dos principais partidos do espectro partidário português.

 

Além da abstenção elevada, regista-se que a candidatura do MPT encabeçada por Marinho e Pinto consegue entre 5% e 8% dos votos, tendo já garantido a eleição do anterior bastonário dos advogados e podendo ainda garantir um segundo mandato no Parlamento Europeu.

Ver comentários
Saber mais Parlamento Europeu SIC RTP Universidade Católica Eurosondagem abstenção
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio