Notícia
Trump anuncia acordo de princípio com Japão sobre comércio
A Casa Branca anunciou que os EUA e o Japão alcançaram um acordo de princípio, em matéria comercial, devendo nas próximas semanas ser assinado um entendimento.
O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira, num comunicado divulgado pela Casa Branca, que foi alcançado um acordo de princípio relativamente a barreiras comerciais entre os Estados Unidos e o Japão.
Segundo o mesmo documento, Trump diz pretender chegar ao acordo comercial efetivo com o Japão nas próximas semanas.
Trump afirma também que Washington e Tóquio vão alcançar um acordo executivo relativo ao comércio digital.
No passado dia 25 de agosto, o presidente norte-americano tinha já referido que os EUA estavam "muito perto" de concluírem um acordo comercial "importante" com o Japão. Washington e Tóquio "trabalham" neste acordo há cinco meses, sublinhou nessa altura o chefe da Casa Branca, citado pela Lusa.
Donald Trump e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, mantêm boas relações mas o presidente dos EUA tem repetidamente criticado "o enorme desequilíbrio comercial bilateral" em benefício do Japão e pediu relações "mais justas".
À margem da cimeira do G7 em Biarritz, Trump deu a entender que os dois países teriam acordado um corte nas tarifas de Tóquio sobre a carne bovina e suína dos EUA. Por seu lado, os Estados Unidos terão dito que cancelariam as suas tarifas relativamente a um grande número de produtos industriais nipónicos.
Nessa altura, a televisão estatal japonesa NHK referiu que, relativamente às taxas aduaneiras dos EUA aplicadas aos carros japoneses, estas seriam, "para já", mantidas, devendo ser alvo de conversações posteriores.
Mas nesta segunda-feira, 16 de setembro, o jornal nipónico Tokyo Shimbun avançou que o Japão e os EUA estavam a trabalhar numa declaração conjunta que incluirá a promessa dos Estados Unidos de não elevarem as tarifas alfandegárias nem introduzirem quotas à importação de veículos japoneses.
De acordo com a mesma fonte, a declaração conjunta de Trump e Abe poderá ser divulgada após um encontro entre os dois líderes na príxima semana, em Nova Iorque.
(notícia atualizada às 23:55)