Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trump espera avanços nas negociações comerciais com o Japão em agosto

O Presidente dos Estados Unidos declarou hoje, em Tóquio, esperar avanços em agosto nas negociações comerciais que Washington mantém com Tóquio.

Reuters
27 de Maio de 2019 às 07:28
  • 1
  • ...

"Acho que anunciaremos algumas coisas importantes provavelmente em agosto, o que será bom para os dois países", disse Donald Trump, antes de uma reunião formal com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, no âmbito da visita oficial ao Japão.

 

O Presidente norte-americano voltou a criticar o "tremendo desequilíbrio" no comércio entre o Japão e os Estados Unidos, uma alusão ao excedente japonês, uma das razões que motiva Washington a negociar um novo acordo com Tóquio.

 

"Temos que alcançar o Japão, eles têm feito muito mais negócios connosco, mas gostaríamos de fazer um pouco mais de negócios" com eles, insistiu.

 

"Nós poderemos rapidamente endireitar [a balança comercial] em direção ao equilíbrio comercial", acrescentou.

 

No domingo, Trump tinha avançado que "uma grande parte" das negociações "terá que esperar" até as eleições realizadas em julho para a câmara alta do Japão, em que o partido de Abe, que está no poder, espera revalidar a maioria.

 

Nestas negociações, os Estados Unidos procuram garantir um maior acesso ao mercado japonês em produtos como carne bovina e suína e trigo.

 

O Japão importa grande parte destes produtos da Austrália e da Nova Zelândia, graças ao acordo comercial transpacífico, conhecido como TPP, do qual a administração Trump decidiu retirar os Estados Unidos.

 

Tóquio, por sua vez, pede tarifas mais baixas para produtos industriais japoneses, incluindo veículos, uma das principais exportações para os EUA.

 

O Presidente norte-americano iniciou no sábado uma visita ao Japão, com uma agenda focada no reforço das relações bilaterais e no impasse das negociações com a Coreia do Norte.

 

A visita do chefe de Estado norte-americano decorre até terça-feira, e inclui reuniões oficiais e momentos de lazer com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que esteve em Washington em abril.

 

O Presidente dos EUA volta ao Japão no final de junho para participar na cimeira do G20.

Ver comentários
Saber mais Donald Trump Japão negociações comerciais Estados Unidos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio