Notícia
Tomaram posse os três novos membros do Governo de Costa
António Costa fez questão de ir dar um abraço ao ex-ministro da Cultura, João Soares, que no final, recebeu também um abraço do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu esta tarde posse ao novo ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, e aos novos secretários de Estado da Cultura, Miguel Honrado, e da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo.
Os três novos membros do XXI Governo tomaram posse numa cerimónia realizada na Sala das Bicas do Palácio de Belém, em Lisboa, que constituiu a primeira alteração ao executivo do PS.
No início da cerimónia, o primeiro-ministro, António Costa, fez questão de ir dar um abraço ao ex-ministro da Cultura, João Soares, que no final, recebeu também um abraço do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
João Soares assistiu a esta sessão juntamente com a ex-secretária de Estado da Cultura, Isabel Botelho Leal, que foi igualmente cumprimentada pelo primeiro-ministro.
Foi notada a ausência de João Wengorovius Meneses, que deixou o cargo de secretário de Estado da Juventude e do Desporto em "profundo desacordo" com o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
A maioria dos ministros do XXI Governo assistiu à cerimónia. As exceções foram os titulares das pastas das Finanças, da Ciência, da Economia e do Mar. Os presidentes da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e do Tribunal Constitucional, Joaquim Sousa Ribeiro, também marcaram presença.
Na sessão de cumprimentos, estiveram presentes, entre outros, as deputadas do PS Edite Estrela, Gabriela Canavilhas, ex-ministra da Cultura, e Inês Medeiros, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa Catarina Vaz Pinto, o poeta Nuno Júdice e o ensaísta Eduardo Lourenço, que é conselheiro de Estado.
As demissões precipitaram-se no espaço de uma semana: primeiro foi o ministro da Cultura, João Soares, que saiu do Governo, um dia depois das polémicas declarações em que oferecia "salutares bofetadas" a dois colunistas do Público. Esta terça-feira, o secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Wengorovius Meneses, saiu de forma inesperada do Executivo, em ruptura com o ministro da Educação. Ambos anunciaram as saídas no Facebook.
O actual Executivo, que Costa prometeu ser para a legislatura, foi empossado a 26 de Novembro pelo então Presidente da República Cavaco Silva, e entrou formalmente em funções a 3 de Dezembro, com a aprovação do Programa do Governo.