Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sondagem: PSD sobe mais do que PS e diminui distância

A segunda sondagem da Aximage realizada em Setembro mantém o PS como vencedor claro se as legislativas fossem agora. Mas apesar de tanto socialistas como social-democratas verem crescer as intenções de voto, o PSD sobe mais e aproxima-se do PS. BE regista a maior queda e fica empatado com a CDU.

Miguel Baltazar/Negócios
01 de Outubro de 2017 às 19:00
  • 10
  • ...

Depois de o PS ter superado quase sem mácula o período mais crítico para o Governo em cerca de meia legislatura, designadamente os casos de Pedrógão Grande e de Tancos, os socialistas viram cair a vantagem detida sobre o PSD.

 

É isso que mostra a sondagem realizada pela Aximage - é a segunda sondagem referente ao mês de Setembro - para o Negócios e o Correio da Manhã, já que apesar de o PS crescer dos 43% verificados no início do mês passado para 43,7%, o PSD sobe de 22,9% para 25,8%.

 

Assim, entre os dois barómetros de Setembro da Aximage o PSD consegue recuperar 2,2 pontos percentuais relativamente ao PS.

 

Os dois maiores partidos são mesmo os únicos a crescer nesta sondagem, já que o Bloco de Esquerda recua perto de 1,5 pontos para 7,8% das intenções de voto, com os bloquistas a serem apanhados na terceira posição pela CDU (coligação entre o PCP e os Verdes).

 

A coligação liderada por Jerónimo de Sousa mantém os 7,8% já registados no anterior estudo de opinião da Aximage, o que lhes permite distanciarem-se face ao CDS que ao perder um ponto para se fixar nos 4,1% fica ainda mais em último lugar se consideradas cinco maiores forças políticas nacionais.


Costa é o mais popular mas Cristas é quem ganha mais popularidade

 

O primeiro-ministro continua a ser encarado pelos inquiridos pela Aximage como o líder partidário com maior índice de popularidade. António Costa vê mesmo a sua aceitação crescer ligeiramente face à última sondagem para um total positivo de 13,3 pontos (classificação atribuída de 0-20).

 

Os líderes dos partidos que suportam, no Parlamento, a actual solução governativa mantêm também níveis de popularidade positivos. Tanto Catarina Martins, coordenadora bloquista, como Jerónimo de Sousa, secretário-geral comunista, ficam respectivamente com 11 e 10,1 pontos.

 

O destaque mais positivo cabe à presidente do CDS. Assunção Cristas é a líder cuja popularidade mais sobe, de 7,2 para 8,2 pontos, embora se mantenha em níveis negativos. A líder centrista beneficia de um período de maior exposição mediática já que a presidente do CDS é candidata do partido à câmara de Lisboa.

 

Já o presidente do PSD, Passos Coelho, mantém a tendência de quebra de aceitação juntos dos entrevistados pela Aximage. Passos garante uma nota de 4,6 pontos.



Ver comentários
Saber mais Sondagem Aximage PS PSD CDS CDU BE António Costa Passos Coelho Assunção Cristas Jerónimo de Sousa Catarina Martins
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio