Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sondagem: MAI e Defesa com os piores ministros mas portugueses não os querem remodelados

Constança Urbano de Sousa e Azeredo Lopes são vistos como os piores ministros do Governo, mas os inquiridos pela Aximage consideram que António Costa não deve remodelar os líderes da Administração Interna e da Defesa.

Miguel Baltazar
16 de Julho de 2017 às 09:30
  • 30
  • ...

Mário Centeno já é só o melhor ministro, porque Constança Urbano de Sousa e Azeredo Lopes passaram a deter o epíteto de piores ministros do Executivo liderado por António Costa.

 

Para os inquiridos pela sondagem realizada pela Aximage para o Negócios e o Correio da Manhã, Urbano de Sousa, responsável pela Administração Interna, é a pior ministra do Executivo socialista, seguida muito de perto por Azeredo Lopes, titular da pasta da Defesa.

 

Já o ministro das Finanças, Mário Centeno, por norma avaliado maioritariamente como o melhor e como o pior ministro do Governo português, surge agora classificado apenas enquanto melhor membro do elenco governativo. A simultaneidade de Centeno como pior e melhor ministro explicava-se pelo facto de ser ele o elemento com maior notoriedade do Executivo (o ministro que mais inquiridos se recordam, de forma espontânea, quando instados a pronunciar o nome de um membro do Governo).  

 

Quem agora se aproxima de uma situação idêntica é o ministro da Educação. Tiago Brandão Rodrigues é apontado como o segundo melhor ministro e também como o terceiro pior membro da equipa chefiada por António Costa.

 

Urbano de Sousa e Azeredo Lopes surgem claramente prejudicados pelas crises que assolaram o Governo ao longo do último mês – os incêndios de Pedrógão Grande, o assalto a Tancos e o chamado "Galpgate" (que provocou a demissão de três secretários de Estado) - e que, em última instância, levaram António Costa a promover uma remodelação governamental que consistiu na troca de sete secretários de Estado e na criação de uma nova secretaria para a Habitação. Ou seja, o Governo passou desde sexta-feira a contar com oito novos secretários de Estado.

 

No entanto, apesar da nota negativa atribuída a Constança Urbano de Sousa e a Azeredo Lopes, a maioria (56,1%) dos entrevistados pela Aximage consideram que António Costa não devia fazer qualquer remodelação governamental (a sondagem foi realizada entre os dias 6 e 11 de Julho e apenas no dia 12, durante o debate do Estado da Nação, o primeiro-ministro confirmou que faria um "ajustamento" ao Governo. Até então era somente adquirida a substituição dos três secretários de Estado demissionários).

 

Apenas 38% dos entrevistados pela Aximage consideravam correcta a opção pela remodelação, enquanto 5,9% não tomaram posição. 

FICHA TÉCNICA

Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.


Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 604 entrevistas efectivas: 279 a homens e 325 a mulheres; 61 no Interior Norte Centro, 81 no Litoral Norte, 97 na Área Metropolitana do Porto,119 no Litoral Centro, 165 na Área Metropolitana de Lisboa e 81 no Sul e Ilhas; 110 em aldeias, 160 em vilas e 334 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral. 

 

Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido nos dias 6 a 11 de Julho de 2017, com uma taxa de resposta de 73,8%.

 

Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 604 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma "margem de erro" – a 95 % -de 4,00 %).

 

Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.

Ver comentários
Saber mais Sondagem Aximage Mário Centeno Azeredo Lopes Constança Urbano de Sousa António Costa Administração Interna Defesa Tancos Galp Pedrógão Tiago Brandão Rodrigues
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio