Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Três ex-governantes de Sócrates na direcção de Costa. Seguristas ficam de fora

A lista para o Secretariado Nacional inclui três ex-secretários de Estado de Governos de José Sócrates, mas não inclui nenhum ministro. Luís Patrão, ex-chefe de gabinete do ex-primeiro-ministro, também entra. Seguristas ficam de fora da direcção.

Miguel Baltazar/Negócios
  • 96
  • ...

O Secretariado Nacional do PS foi completamente renovado – não sobra nem um nome da anterior direcção de António José Seguro. O novo líder optou por incluir alguns ex-secretários de Governos de José Sócrates, mas nenhum do chamado "núcleo duro". Bernardo Trindade (ex-secretário de Estado do Turismo), Manuel Pizarro (Saúde) e Fernando Medina (Emprego) são, assim, os nomes ligados aos últimos governos socialistas. Luís Patrão chefiou o gabinete de Sócrates entre 2005 e 2006.

 

Os deputados João Galamba e Sérgio Sousa Pinto também entram na nova direcção de Costa.

 

Face ao Secretariado que foi eleito em Maio de 2013, após o último congresso, que reconduziu António José Seguro como secretário-geral, além das novas caras também muda a configuração deste órgão: em vez de 11 nomes, passam a ser 15. A lista é da responsabilidade directa do secretário-geral e Seguro optou, na altura, por incluir nomes próximos de António Costa: Francisco Assis, Idália Serrão, Susana Amador e Jorge Lacão.

 

Posteriormente, após as eleições europeias de 25 de Maio e a candidatura apresentada à liderança do partido por António Costa, Jorge Lacão, Susana Amador e Idália Serrão demitiram-se do Secretariado. Os seus lugares foram ocupados por elementos próximos de António José Seguro, o que levou a direcção actual a ficar com 14 membros.

 

Desta vez, António Costa optou por não incluir nenhum elemento próximo de António José Seguro. Em declarações à SIC Notícias, Rui Solheiro, que agora deixa o Secretariado, mostrou-se conformado com as escolhas, mas deixou o aviso: "os problemas que possam existir são da responsabilidade da actual sensibilidade" política.

 

Já Marcos Perestrello, em declarações ao mesmo canal, sublinhou que "todos aqueles que colaboraram de forma próxima com a governação socialista têm aqui lugar", rejeitando que se tenha afastado os elementos próximos do ex-primeiro-ministro. "Não se vai fazer aqui qualquer purga", afiançou.

 

Os nomes da nova direcção socialista já tinham sido antecipados por alguns jornais durante a manhã, e foram oficialmente anunciados por Carlos César na abertura da sessão de encerramento do XX congresso do PS.

 

Autarcas, sindicalista e um constitucionalista na direcção do partido

 

A direcção conta assim com o mediático deputado João Galamba e com o ex-líder da JS (e deputado) Sérgio Sousa Pinto. Costa também integra a sua ex-chefe de gabinete e actual vereadora em Lisboa Graça Fonseca. Fernando Medina, o número dois na câmara, também entra na lista. Um dos responsáveis pela Agenda para a Década, Porfírio Silva, também entra para a direcção do partido.

 

Ligados ao poder local estão a presidente da câmara de Portimão, Isilda Gomes, e a ex-autarca de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha. Maria do Céu Albuquerque é a presidente da câmara de Abrantes. Jorge Gomes foi governador civil de Bragança. A sindicalista Wanda Guimarães, o constitucionalista Pedro Bacelar Vasconcelos e o ex-subsecretário de Estado da Administração Interna (e actual administrador da REN) Fernando Rocha Andrade também entram na lista.

Ver comentários
Saber mais Congresso PS António Costa Manuel Pizarro João Galamba Fernando Medina
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio