Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PSD observa "caminho de recuperação" sem escamotear elevado desemprego

O líder parlamentar do PSD destacou esta quarta-feira o "caminho de recuperação" ao analisar os últimos dados sobre desemprego do Instituto Nacional de Estatística (INE), sem escamotear o ainda "elevado" problema que "aflige centenas de milhar de portugueses".

05 de Fevereiro de 2014 às 14:16
  • 14
  • ...

"Nós não escamoteamos a circunstância de ainda estarmos com um elevado desemprego em Portugal, uma taxa que ainda aflige muitas centenas de milhar de portugueses e respectivas famílias, mas há hoje uma realidade muito nítida e consistente, que denota que há um caminho de recuperação", afirmou Luís Montenegro nos Passos Perdidos do Parlamento.

 

A taxa de desemprego em Portugal foi de 15,3% no quarto trimestre do ano passado, 0,3 pontos percentuais abaixo do trimestre anterior e menos 1,6 pontos que no mesmo período de 2012, segundo o INE.

 

"Todas as perspectivas e estimativas relativamente a 2013 falharam, mas em benefício dos resultados, isto é, previam taxas de desemprego - todas elas - mais elevadas do que aquela que se veio a verificar", sublinhou.

 

O INE informou esta quarta-feira, 5 de Fevereiro, que, entre Outubro e Dezembro, a população desempregada foi de 826,7 mil pessoas, o que representa uma diminuição homóloga de 10,5% e uma diminuição trimestral de 1,4% (menos 96,5 mil e menos 11,9 mil pessoas, respectivamente).

 

Já a população empregada foi de 4,56 milhões de pessoas, o que traduz um aumento homólogo de 0,7% e a um aumento trimestral de 0,2% (mais 29,7 mil e mais 7,9 mil pessoas, respectivamente).

 

"Estamos com um desemprego mais baixo, por um lado, e com uma taxa de emprego mais alta. Não só temos menos desempregados como temos tido a capacidade de criar novos postos de trabalho, que supera qualquer decréscimo da população activa. Em termos líquidos há mais emprego (128 mil postos em 2013)", disse Montenegro.

Ver comentários
Saber mais desemprego mercado de trabalho Luís Montenegro PSD política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio