Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Emprego tem primeiro crescimento homólogo em quase dois anos

Contratos a prazo e trabalhadores com mais de 35 anos empurram emprego para primeiro crescimento homólogo em quase dois anos.

05 de Fevereiro de 2014 às 12:26
  • ...

O Inquérito ao Emprego, publicado esta quarta-feira, 5 de Fevereiro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revela um crescimento de 0,7% do emprego no último trimestre de 2013 em comparação com o mesmo período de 2012. Ou seja, mais 29,7 mil pessoas a trabalhar. “O aumento homólogo observado no quarto trimestre de 2013 veio interromper o período de quase dois anos de decréscimos sucessivos da população empregada”, escreve o INE.

 

O mesmo documento explica que este crescimento homólogo se explica por haver mais 48,4 mil pessoas empregadas dos 45 aos 64 anos e de 34,6 mil dos 35 aos 44 anos. Nas faixas etárias abaixo de 34 anos continuou a observar-se destruição de emprego.

 

No que diz respeito ao tipo de vínculo, a criação de emprego favorece a precariedade. Foram criados 49,8 mil empregos líquidos com contrato a prazo e 22,1 mil entraram para os quadros da empresa. Ao mesmo tempo que os trabalhadores por conta de outrem registam uma variação positiva, o número de trabalhadores por conta própria cai 36,7 mil.

 

Os dados do INE mostraram uma nova descida da taxa de desemprego para os 15,3% entre Outubro e Dezembro de 2013. Depois do máximo histórico de 17,7% observado no início do ano passado, a taxa de desemprego iniciou uma descida que se repete há três trimestres.

Ver comentários
Saber mais emprego desemprego INE estatísticas trabalho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio