Notícia
Obama despede-se hoje dos americanos. Com “gratidão” pelo privilégio de uma vida.
Barack Obama faz o seu discurso de despedida esta terça-feira, 10 de Janeiro, em Chicago, depois de oito anos na liderança da Casa Branca. Recorde aqui alguns dos seus discursos.
Após oito anos à frente da Casa Branca, Barack Obama vai fazer o seu discurso de despedida esta terça-feira, dez dias antes de passar o testemunho a Donald Trump, que assumirá o cargo a 20 de Janeiro.
O discurso será feito em Chicago, a cidade onde o antigo Senador pelo Estado do Illinois comemorou, em 2008, perante uma multidão efusiva, a eleição para a Casa Branca.
"Na terça-feira dia 10 de Janeiro, vou a Chicago para me despedir e expressar a minha gratidão", referiu o ainda presidente dos Estados Unidos a 2 de Janeiro, quando anunciou a realização do discurso.
Para Obama, o primeiro presidente afro-americano da história do país, será "uma oportunidade de dizer obrigado por esta viagem incrível, de comemorar a forma como mudaram este país para melhor nos últimos oito anos, e de oferecer algumas ideias sobre o futuro", acrescentou.
Dias antes, o presidente já havia expressado a sua gratidão para com o povo norte-americano no Twitter: "Foi o privilégio da minha vida ser vosso Presidente. Estarei convosco como cidadão".
Obama, que fez campanha pela candidata democrata, Hillary Clinton, procurou assegurar uma transição suave do poder, apesar das grandes diferenças políticas que o separam de Donald Trump. O republicano, que venceu as eleições de 8 de Novembro, prometeu, durante a campanha, desfazer muitas das medidas políticas do antecessor, incluindo a sua lei dirigida aos cuidados de saúde, denominada Obamacare.
"Desde 2009, enfrentámos a nossa quota-parte de desafios, e isso deixou-nos mais fortes", disse Obama, no comunicado emitido no início deste mês. "Isso é porque nunca deixámos de lado uma crença que nos guiou desde a nossa fundação – a nossa convicção de que, juntos, podemos mudar este país para melhor".
Conhecido pelos seus discursos marcantes e com mensagens de esperança para o povo norte-americano, Barack Obama condensou o espírito dos seus mandatos no slogan "Yes we can". É essa esperança que deverá passar nas suas últimas palavras, enquanto Presidente, aos cidadãos dos Estados Unidos, apesar de tudo o que o separa do novo ocupante da Casa Branca.
Recorde aqui alguns dos discursos de Barack Obama:
Discurso de Obama na Convenção Democrata de 2004
Barack Obama, candidato ao Senado americano pelo estado de Illinois, protagonizou um dos grandes momentos do evento, arrancando fortes aplausos da plateia. Obama era uma figura praticamente desconhecida na altura, mas muitos acreditam que deu ali o primeiro grande passo para se tornar no primeiro presidente afro-americano dos Estados Unidos.
Discurso da vitória, em 2008
"Se alguém ainda duvida que a América é o sítio onde todas as coisas são possíveis, se ainda questiona se os sonhos dos nossos fundadores estão vivos, se ainda questiona o poder da nossa democracia, esta noite é a vossa resposta". Foram as primeiras palavras de Obama após a vitória.
Prémio Nobel da Paz, 2009
Barack Obama recebeu o Prémio Nobel da Paz, em 2009, numa cerimónia realizada em Oslo, a 10 de Dezembro. No seu discurso, reconheceu as críticas pela escolha do presidente de um país em guerra.
Discurso da vitória, em 2012
Numa eleição que se previa muito renhida, o candidato democrata venceu Mitt Romney com larga vantagem.