Notícia
Cavaco Silva: “Nada pesa sobre a ministra das Finanças”
Cavaco Silva recusa comentar comentários de Rui Rio. Reafirma que a informação que tem do primeiro-ministro é a de que não há nada no percurso de Maria Luís Albuquerque que possa pôr em causa as condições de actuação da ministra das Finanças.
O Presidente da República repetiu esta quarta-feira que o primeiro-ministro lhe assegurou “sem a mínima dúvida” que não há nada no percurso de Maria Luís Albuquerque que possa pôr em causa as condições de actuação da ministra das Finanças.
“Nada de menos correcto pesa sobre a ministra das Finanças”, disse Cavaco Silva, revelando ter sido essa a garantia que recebeu do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, e sobre a qual “não posso deixar de acreditar”.
“Eu falo directamente com o primeiro-ministro que continua a reafirmar seguramente, sem a mínima dúvida, eu não posso deixar de acreditar no primeiro-ministro", afirmou, lembrando que, quando o nome lhe foi proposto, Pedro Passos Coelho lhe deu "garantias absolutas de que nada menos correcto pesava" sobre a ministra.
O Presidente, que está em visita a Mondim de Basto, respondia desta forma às perguntas de jornalistas que o instaram a comentar as declarações da véspera do autarca social-democrata do Porto.
Recusando avaliar se a ministra mentiu ou não no caso dos contratos swap, Rui Rio considera que Maria Luís Albuquerque é a “pedra no sapato” e o “elo mais fraco” deste governo. Entre as empresas públicas que assinaram contratos swap tóxicos está a Metro do Porto.
Pedro Lomba, secretário de Estado adjunto do ministro Poiares Maduro, defendeu que Maria Luís Albuquerque deu, na audição de terça-feira, "esclarecimentos cabais, bastante esclarecedores sobre essa matéria".