Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Marcelo celebra Dia de Portugal entre Porto, Rio de Janeiro e São Paulo

Depois de Paris no ano de estreia em Belém, o Presidente da República escolhe o Brasil para dividir as comemorações do 10 de Junho em 2017. O patologista Manuel Sobrinho Simões encabeça a comissão organizadora.

Ricardo Castelo
14 de Março de 2017 às 11:31
  • ...

Marcelo Rebelo de Sousa designou oficialmente o Porto como sede das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em 2017. Tal como aconteceu no ano passado, em Paris, desta vez as celebrações do 10 de Junho vão estender-se ao Rio de Janeiro e a São Paulo.

 

A escolha da cidade Invicta e das duas maiores cidades brasileiras foi confirmada num despacho assinado pelo Presidente da República, publicado esta terça-feira, 14 de Março, em Diário da República. Em Junho passado, o chefe de Estado aproveitou a visita oficial para se reunir com o homólogo francês, François Hollande, e condecorou quatro emigrantes que ajudaram as vítimas dos atentados de Paris, cidade onde pela primeira vez decorreram as comemorações.

 

A comissão organizadora vai ser presidida por Manuel Sobrinho Simões, criador e presidente do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup), um dos mais prestigiados centros de investigação e diagnóstico da Europa na área do cancro. Integram também este grupo o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general Artur Neves Pina Monteiro, o chefe do protocolo do Estado, embaixador António Almeida Lima, e ainda o secretário-geral da Presidência da República, Arnaldo Pereira Coutinho.

O presidente da comissão organizadora do Dia de Portugal, Manuel Sobrinho Simões, foi escolhido em 2015 pelos colegas de profissão como o patologista mais influente do mundo. A votação foi realizada pela revista britânica “The Patologist”.
O presidente da comissão organizadora do Dia de Portugal, Manuel Sobrinho Simões, foi escolhido em 2015 pelos colegas de profissão como o patologista mais influente do mundo. A votação foi realizada pela revista britânica “The Patologist”.


 

A possibilidade de comemorar o Dia de Portugal no Brasil já tinha sido adiantada pelo Presidente em Agosto do ano passado, quando avançou que isso poderia acontecer em 2018 para coincidir com a reabertura do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Afinal, o plano de atravessar o Atlântico nesta data será antecipado um ano.

 

Esta será a segunda visita oficial de Marcelo ao Brasil, onde vivem os netos e o filho Nuno Rebelo de Sousa, que é presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil. A primeira deslocação à chamada "Terra de Vera Cruz" aconteceu no último Verão, enquadrada na realização dos Jogos Olímpicos do Rio, tendo assistido à cerimónia de abertura e passado depois por São Paulo e pelo Recife.

Ver comentários
Saber mais Política Marcelo Rebelo de Sousa Presidente da República Dia de Portugal Porto Rio de Janeiro São Paulo Paris Sobrinho Simões
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio