Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Líder dos socialistas europeus defende Costa: "Reputação continua inalterada"

Giacomo Filibeck acusa a Justiça portuguesa de estar a conduzir a investigação "com um pouco de superficialidade" e defende que o primeiro-ministro português continua a reunir as condições para vir a ocupar um cargo europeu. "Tem a reputação de um político honesto", refere.

José Sena Goulão/Lusa
Joana Almeida JoanaAlmeida@negocios.pt 16 de Novembro de 2023 às 12:58
O secretário-geral do Partido Socialista Europeu (PSE), Giacomo Filibeck, considera que o primeiro-ministro, António Costa, continua a reunir as condições para vir a ocupar um cargo europeu e que, apesar da investigação do Supremo Tribunal de Justiça, a reputação do líder socialista português "continua intacta".

"[António Costa] tem a reputação de um político honesto que coloca sempre acima de si a integridade das instituições", refere Giacomo Filibeck, em entrevista ao Politico, saindo em defesa de António Costa, que está a ser investigado depois de o seu nome ter sido invocado por suspeitos envolvidos nos negócios do hidrogénio, lítio e de um "data center" em Sines, por alegadamente "desbloquear procedimentos".

Sem entrar em pormenores, Giacomo Filibeck acusa a Justiça portuguesa de estar a conduzir a investigação "com um pouco de superficialidade, tendo em conta o enorme impacto que teve no Governo", e dá como exemplo o facto de o juiz de instrução criminal ter libertado todos os arguidos detidos no âmbito da Operação Influencer.

A expectativa do líder dos socialistas europeus é de que António Costa possa estar na corrida por um cargo de topo na UE após as eleições europeias de junho de 2024, argumentando que o papel do primeiro-ministro português nos negócios que estão a ser investigados na Operação Influencer é "pouco claro". 

Na habitual dança de cadeias após as europeias, os socialistas europeus, que podem voltar a ser o segundo maior grupo político no Parlamento Europeu, têm o olhos postos na presidência do Conselho Europeu. E é para aí que António Costa tem sido falada, para ir substituir Charles Michel como presidente a partir de novembro de 2024, altura em que termina o mandato do socialista belga.

Em 2019, António Costa tinha sido já sondado para presidente do Conselho Europeu, mas não foi por estar a meio da legislatura. Porém, agora que está de saída do Governo, a candidatura a um cargo europeu pode ficar prejudicada, porque há tradição (ainda que não obrigatória) de que sejam escolhidos chefes de Estado ou de Governo para assumir os cargos de topo a nível europeu.

Ainda assim, não são conhecidas divergências políticas de António Costa com outros líderes e é comummente referido que o ainda primeiro-ministro português goza de "boa reputação", por ser um dos líderes europeus que está há mais tempo em funções.
Ver comentários
Saber mais António Costa socialistas europeus Partido Socialista Europeu PSE  Giacomo Filibeck
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio